A concorrência da Força Aérea Indiana (IAF) Medium Combat Aircraft Multirole (MMRCA) entrou em sua última etapa, com o Ministério da Defesa indiano alertando os dois concorrentes de que as propostas comerciais serão abertas dia 4 de novembro.

Cartas foram enviadas hoje, dia 24 de outubro, para a Dassault Aviation da França e para a sociedade europeia EADS, informou uma fonte do ministério. Após a abertura dos lances comerciais, o menor preço será decidido e negociações de preços com o vencedor começarão.

O programa MMRCA pegou impulso no Ministério da Defesa, e o contrato pode ser selado até março de 2012.

Com base em ensaios de vôo de todos os concorrentes MMRCA, as aeronaves propostas por empresas dos EUA, Lockheed Martin e Boeing, Saab da Suécia e RAC MiG da Rússia, foram rejeitadas da disputa, deixando o Rafale Dassault e o Eurofighter Typhoon na briga.

O Ministério da Defesa indiano definiu o valor de US$ 10 bilhões em agosto de 2007 para a aquisição de 126 caças.

A IAF pretende substituir os seus caças MiG-21 de origem soviética pelo caça a ser escolhido no MMRCA porque o projeto LCA local está atrasado em mais de uma década.

Segundo a proposta MMRCA, a Índia compraria 18 caças de “prateleira” e os restantes seriam construídos na Índia, sob a transferência de tecnologia do vencedor do contrato.

FONTE: Defense News

wpDiscuz