Astronauta, eu?
O ideal de ser astronauta costuma povoar o imaginário das crianças, mas a profissão é coisa séria: requer muito conhecimento técnico e preparo
Juliana Diógenes
Primeiro astronauta brasileiro a viajar para uma missão no espaço, Pontes nasceu numa periferia de Bauru, em São Paulo, e tinha o costume de passar horas olhando o céu e se imaginando piloto. Cursou Engenharia Aeronáutica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e hoje serve de exemplo para muitos brasileiros que levam a sério o sonho de criança de ser astronauta.
Quem pensa em seguir na profissão deve entrar para algum curso relacionado com a área, como Engenharia, Ciências ou Matemática. Existe uma graduação voltada especificamente para a área de aeronáutica e espaço no ITA: Engenharia Aeroespacial. Com a intenção de capacitar “para conceber uma missão espacial; realizar a engenharia de sistemas aeroespaciais; projetar e desenvolver foguetes”, conforme informam no site do departamento, o curso é novo e possui apenas duas turmas. Em média, o salário de um engenheiro aeroespacial é de R$ 10 mil.
Outras duas universidades também dispõem do curso: Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal do ABC (UFABC). O Brasil sempre foi dependente de outros países nessa área, e o surgimento desses cursos mostra que o País quer ser protagonista da própria história, mesmo que ela seja no espaço.
Seleção da Nasa
A Nasa abre seleção neste novembro aos interessados em trabalhar como astronauta a partir de 2013. Mas os brasileiros não podem se candidatar: apenas cidadãos americanos que sejam formados nas áreas de Engenharia, Ciências ou Matemática. Não há idade limite, mas normalmente os astronautas têm entre 26 e 46 anos. É exigido também que o candidato tenha três anos de experiência “relevante” no mercado.
EM BAIXA
Queda
O número de astronautas da Nasa diminuiu drasticamente nos últimos anos, passando de 150 em 2000 a 61 em 2011.
EM ALTA
Salário
De acordo com o site da Nasa, um astronauta pode receber, no mínimo, R$ 31 mil. O valor varia de acordo com os graus de dificuldade da atuação do profissional.
SAIBA MAIS:
Dicas
- Comece a se preparar desde a escola estudando matemática e física.
- Saiba trabalhar em equipe. Ser astronauta requer habilidade de relacionamento.
- Na faculdade, adquira experiência no mercado de trabalho. É um dos pré-requisitos da Nasa ter três ano ano de experiência “relevante” no mercado.
- Fale inglês fluentemente e, se possível, outra língua.
FONTE: O Povo, via Notimp
NOTA DO EDITOR: Acesse o site do astronauta Marcos Pontes, clicando aqui.