Estatísticas mostram a superioridade aérea dos EUA sobre a União Europeia

9

Novas estatísticas divulgadas pelos controladores aéreos europeus mostram a enorme superioridade da Força Aérea dos EUA frente às suas congêneres dos países da União Europeia (UE). Também mostram a densidade do tráfego aéreo militar dos EUA nos céus europeus.

Os números foram publicados na última quarta-feira (12 de outubro) pelo Eurocontrol, baseado em Bruxelas. Os dados mostram que os EUA possuem um total de 13.195 veículos aéreos militares e paramilitares, comparados ao total combinado de 8.111 aeronaves dos 27 países da União Europeia. Os maiores poderes aéreos da UE, a França (1.338), o Reino Unido (1.296), Alemanha (1.096) e Itália (901) não chegam nem perto do total norte-americano.

Quando se fala de aviões de combate, a diferença cresce ainda mais. Os EUA possuem 3.630 jatos de combate (não estão senco contados os helicópteros), enquanto a França possui 380, a Alemanha tem 346, o Reino Unido 213 e a Itália, 164. Ao mesmo tempo, a Grécia aparece como um “mini poder aéreo”, com seus 304 jatos de combate. Sua “espinhosa” vizinha e aliado da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), a Turquia, possui 401.

A França e o Reino Unido utilizam jatos de combate fabricados localmente, como o Rafale e o Typhoon. A Alemanha e a Itália favorecem aeronaves fabricadas nos EUA ou com tecnologia britânica. A Grécia possui jatos norte-americanos e franceses.

A comparação do tráfego aéreo militar

Em 2010, os EUA realizaram nada menos que 38.482 voos militares no espaço aéreo da Conferência Europeia de Aviação Civil, uma zona que cobre a União Europeia, Ucrânia, Os Bálcans ocidentais, Turquia, o sul do Cáucaso e também as ilhas remotas de Islândia e Groenlândia. A Itália, com 39.985 voos e a França, com 31.962, foram os únicos países da UE a apresntarem volume de trávego comparável aos Estados Unidos sobre seus “quintais”.

A Rússia, que já foi uma superpotência da Guerra Fria (como URSS) e um adversário do ocidente, realizou apenas 558 voos na zona. De qualquer modo, as pegadas da antiga União Soviética podem ser vistas nos tipos de aviões militares utilizados por países da União Europeia.

A Bulgária utiliza aeronaves MiG-21, MiG-29 e Su-25. A Romênia e a Eslováquia empregam apenas o MiG-21 e o MiG-29. A Polônia tem um punhado de caças norte-americanos F-16 mas o grosso de sua frota é de aeronaves MiG-29 e Su-22. Os Países Bálticos não têm caças, mas utilizam aviões de transporte russos Antonov.

Já a República Tcheca e a Hungria romperam com o passado adquirindo caças suecos Gripen.

FONTE: EU Observer

FOTOS: USAF

NOTA DO EDITOR: como curiosidade, vale a pena reparar que os caças MiG-21 búlgaros da última foto que selecionamos para ilustrar esta matéria (tirada num exercício conjunto com a USAF em maio do ano passado) são de versões diferentes, e também consideravelmente distantes quanto à época em que entraram em serviço nas forças aéreas da URSS e dos países do Pacto de Varsóvia. Clique para ampliar e perceber os diversos detalhes que diferenciam as versões.

wpDiscuz