Em cerimônia realizada no dia 30 de setembro, a Força Aérea Brasileira apresentou a primeira aeronave de patrulha marítima P-3AM Orion a entrar em serviço no Brasil. No evento estiveram presentes o Ministro da Defesa Celso Amorim, os Comandantes das Forças Armadas, oficiais e autoridades convidadas.

O editor-chefe do site Poder Aéreo esteve lá para conhecer o “Guardião do Atlântico Sul”, juntamente com o amigo e correspondente em Salvador-BA, Milton Oliveira, que fotografou muitos detalhes para nossos leitores.

Houve uma coletiva de Imprensa com o Brigadeiro do Ar José Alberto de Mattos (Comandante da II FAE), Coronel Aviador Maurício Carvalho Sampaio (Gerente Operacional do Projeto junto à II FAE) e Major Aviador Luiz dos Santos Alves (piloto de P-3AM), na qual os jornalistas puderam tirar dúvidas sobre o P-3AM . Aproveitando a oportunidade, obtivemos as seguintes informações:

  • O custo da hora de voo do P-3AM vai ficar entre US$ 9 mil e US$ 11 mil;
  • Deve começar em breve o processo de aquisição dos mísseis antinavio Harpoon;
  • A FAB também estuda a compra de torpedos antissubmarino do mesmo tipo usado pela MB;
  • Futuramente poderão ser empregadas tripulações mistas no P-3AM, com pessoal da FAB e da MB;
  • O sistema tático e de comando e controle FITS usado no P-3AM poderá ser integrado ao sistema SICONTA da Marinha, usado nas fragatas e no NAe São Paulo;

Destacou-se que o P-3AM é sobretudo uma plataforma de computadores e sensores. Seu radar de busca avançado (com capacidade SAR) de procedência israelense é capaz de detectar até periscópios de submarinos.

A aeronave ambém é equipada com sensores de detecção passiva (ESM/MAGE) para detectar a atividade de radares inimigos, sem denunciar sua posição.

O P-3AM também é equipado com um “ferrão” na parte traseira da fuselagem, que abriga o MAD (Detector Magnético de Anomalias) que permite a detecção de flutuações no campo magnético terrestre causadas pela presença de massas metálicas submersas, como submarinos.

O avião é equipado também com sonoboias, que são lançadas e passam a enviar à aeronave os ruídos provenientes do fundo do mar, permitindo a detecção, rastreamento e, conforme o armamento carregado pela aeronave, a destruição de submarinos.

O sistema FITS, que gerencia todas as informações dos sensores, poderá ter seu software modificado pela empresa brasileira Atech, que recebeu a transferência de tecnologia do equipamento.

FOTOS: Milton Oliveira

VÍDEO ESPECIAL DO P-3AM EM VOO

NOTA DO PODER AÉREO: leia matéria completa sobre o P-3AM na revista Forças de Defesa número 2.

NOTA 2: Infelizmente a Imprensa não teve acesso ao interior do P-3AM, que esteve aberto somente para convidados.

BATE-PAPO ONLINE: Converse com outros leitores sobre este e outros assuntos no ‘Xat’ do Poder Aéreo, clicando aqui.

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