F-5EM: revendo o novo painel, o ‘detalhe’ mais interessante de todos
Chegamos à nona e última matéria desta série sobre o F-5EM, onde pudemos conhecer com mais profundidade diversos detalhes deste jato que é a espinha dorsal da Aviação de Caça da FAB. E resolvemos mostrar novamente, mas sob uma perspectiva comparativa o que é muito mais que um mero “detalhe” da versão modernizada do velho caça da Northrop: o novo painel, do tipo “glass cockpit”, formado por telas multifuncionais que mostram os parâmetros de voo e de missão de forma muito mais organizada e completa, contribuindo enormemente para diminuir a carga de trabalho do piloto e aumentar sua eficiência. Uma imagem que sintetiza o quanto o caça avançou em sistemas.
Percebemos que, entre todas as fotos da série, a imagem que abre esta matéria chamou mais a atenção dos leitores, atraindo uma profusão de “cliques”. Assim, decidimos colocar essa foto novamente em destaque, mas desta vez comparando com o painel anterior, analógico.
Comparare a foto do alto, que mostra a nova configuração do painel, com a foto logo acima e as duas abaixo, tiradas de um F-5 ainda não modernizado, em 2002. O mais surpreendente dessa comparação é pensar que, até os primeiros anos deste século XXI, os caçadores da FAB ainda voavam rotineiramente jatos supersônicos de primeira linha com esse painel mostrado nas fotos de 2002!
Mas antes tarde do que nunca. Desejamos que o caminho da Aviação de Caça da FAB seja, daqui pra frente, de evolução constante a partir do que foi alcançado depois de tanto tempo com o F-5EM. E que novos vetores não demorem para chegar e colocar, nas mãos dos pilotos de caça da Força Aérea Brasileira, tecnologias mais avançadas que as já conquistadas com o nosso “bicudo” modernizado.
Mesmo porque, com todo o respeito a esta aeronave que os editores do Poder Aéreo têm grande apreço, o que mais gostaríamos é de fazer uma série de matérias, em breve, com “detalhes interessantes” de um caça supersônico adquirido novo – coisa que a FAB não conhece há algumas décadas. Um desejo que acreditamos ser o mesmo de nossos leitores.
Clique nas fotos para ampliar e confira, nos links abaixo, todas as matérias publicadas nesta série e mais “algumas” já mostradas no Poder Aéreo, ao longo dos últimos três anos, sobre a família F-5.
É leitura para todo o final de semana!
VEJA TAMBÉM:
- F-5EM: por que é ‘bicudo’, entre outros detalhes interessantes
- F-5EM: instalação do canhão, entre outros detalhes interessantes
- F-5EM: pilones, lançadores e outros detalhes interessantes
- F-5EM: fundo plano, entre outros detalhes interessantes
- F-5EM: antenas do RWR, entre outros detalhes interessantes
- F-5EM: ‘cinturinha de vespa’, entre outros detalhes interessantes
- F-5EM: difusores ‘embutidos’, entre outros detalhes interessantes
- F-5EM: dispositivo do HMD, entre outros detalhes interessantes
- Cuidado com o usado!
- Antes tarde do que nunca: ‘walkaround’ noturno de F-5EM na AFA em… 2010!
- E falando em F-5, mais fotos do ‘FAB 4824′ no Domingo Aéreo 2011 da AFA
- Mais fotos do F-5EM em exposição estática, com seu armamento atual e futuro
- Mais caças F-5EM para a Força Aérea Brasileira
- Os 50 anos da família F-5
- T-38 Talon, o supersônico cinquentão
- ‘Flexibilidade é a chave para o poder aéreo’: T-38 completa 50 anos de serviço
- F-5s da USAF no Vietnã
- F-5E capturado e testado pela URSS
- Os primeiros F-5 da FAB
- A Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira – Parte 3
- RF-5E na FAB
- Quando os ‘americanos’ chegaram
- Primeiro F-5E do mundo voa no Brasil…
- 39 anos do voo do primeiro F-5E … e ele continua na ativa!
- F-5: antes e depois
- Os ‘novos’ caças da FAB
- Os F-5 da Jordânia, agora na FAB
- F-5M: contratada a modernização dos onze “jordanianos”
- Modernização de 11 aviões da FAB está avaliada em US$ 158 milhões
- Modernização dos F-5 da FAB: mais onze radares Grifo contratados
- Embraer lucra com ‘retrofit’ de aviões
- Mais uma modernização de F-5 a caminho: na Suíça
- Fotos das revisões dos F-5 no PAMA-SP
- “Mikes” revisando no PAMA-SP
- Quando um F-5 da FAB vai para o PAMA-SP?
- Combate aéreo dissimilar: Mirage IIIE versus F-5E
- As garras afiadas do F-5EM
- Os ‘novos’ F-5N da US Navy
- F-5F Franken-Tiger e F-5N Aggressors da US Navy, ex-Swiss Air Force
- ‘Bicudos’ de estrela vermelha sobre o belo mar de San Diego
- Enquanto isso, o LIFT da FAB é…
- F-20 Tigershark: o caça da Northrop que foi “abatido” pelo F-16
- E se o F-20 ‘Tigershark’ estivesse no F-X2?
- Concepção do F-5EM com bombas guiadas a laser
- Como pilotar um F-5EM
- F-5EM com míssil Python IV
- Os F-5EM da FAB na Red Flag 08
- Enquanto os Chilenos vão de F-16 MLU, nós vamos de F-5M com orgulho
- Chile vai comprar mais 18 caças F-16 MLU para substituir seus F-5E Tiger III
- De Norte a Sul: mudança de ares para os F-5 chilenos
- Pilotos da FAB voam F-5 da FACh, em intercâmbio
- Tiger III: a modernização dos F-5E/F chilenos
- F-5E Tiger III chilenos com Python IV
- Motores de F-5 roubados na Malásia foram parar na Argentina
- Vai óleo aí?
- ‘Warm up’