Exercício Circaete 2011: interceptações no Mediterrâneo via ‘chat’
A Força Aérea Francesa divulgou nota na última sexta-feira, 23 de setembro, sobre o exercício anual “Circaete”, que envolveu um avião de transporte Casa CN 235 e dois caças Mirage 2000 franceses, dois F-18 Hornet espanhóis, dois Su-30 e dois MiG-29 argelinos e um F-5 Tiger da Tunísia.
O exercício faz parte da cooperação 5+5, que desde 2004 envolve cinco países da parte sul do Mediterrâneo (Argélia, Líbia, Marrocos, Mauritânia e Tunícia) e cinco países da parte norte (França, Espanha, Itália, Malta e Portugal), visa adestrar os meios dessas nações na interceptação de trafego aéreo potencialmente hostil.
Neste ano, a principal novidade foi a comunicação entre os centros de comando e controle dos países, feita por um sistema de “chat” seguro, ao invés de telefone. Esse tipo de mensagem instantânea oferece um ganho de tempo considerável e deverá, após uma fase de experiências como foi o caso do exercício, entrar em operação no policiamento do espaço aéreo europeu.
Abaixo, uma breve narrativa dos exercícios realizados na quarta-feira, 21 de setembro:
8h00 – o centro de detecção e de controle francês de Lyon capta a aeronave suspeita e dá o alerta ao centro nacional de operações aéreas. Alertam-se aeronaves de interceptação disponíveis em quatro bases – Orange, Creil, Mont-de-Marsan, e na base aeronaval de Lorient.
8h11 – Um Mirage 2000 decola de Orange e, oito minutos depois, entra em contato visual com a aeronave suspeita. São tiradas fotos da matrícula da aeronave e do comportamento de sua tripulação, transmitindo-se as informações aos centros de controle.
8h45 – O Mirage 2000 se aproxima mais do avião suspeito e balança as asas, para deixar claro que foi interceptado. Enquanto isso, outro Mirage 2000 decola de Mont-de-Marsan e se junta ao dispositivo militar.
9h20 – O Casa C-235 entra no espaço aéreo espanhol e é interceptado por dois F-18, assumindo a missão no lugar dos Mirage 2000, que dão meia-volta. Novamente se aplicam os procedimentos de identificação da aeronave suspeita. O avião de transporte é escoltado até entrar no espaço aéreo da Argélia.
10h30 – Dois Su-30 argelinos assumem a missão, sendo depois rendidos por um par de MiG 29 do mesmo país.
12h30 – Na última parte do exercício, o CN 235 entra no espaço aéreo tunisiano, sendo interceptado por um F-5 Tiger da Tunísia, que o escolta até sair do espaço aéreo do país
14h00 – o CN 235 pousa na Base Aérea de Solenzara, na Córsega, e é reabastecido para voltar a Creil.
FONTE / FOTOS: Força Aérea Francesa (Armée de l’air)
NOTA DO EDITOR: mesmo se tratando de um exercício, reparar no código de listras do míssil ar-ar carregado pelo Mirage francês, que denota ser um modelo para uso real (motor, ogiva e cabeça de busca ativas). Para mísseis de treinamento, normalmente uma ou mais dessas listras têm a cor azul. Para mísseis de emprego real, as cores costumam ser amarelo e marrom, como as das fotos.