MMRCA: propostas comerciais deverão ser abertas em outubro

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Como as ofertas expiram em dezembro, uma reunião ministerial deverá ocorrer na Índia em 7 de outubro – objetivo é discutir pendências relativas aos ‘offsets’, de modo a abrir as propostas no meio do mês

Uma reunião crucial no Ministério da Defesa Indiano deverá ocorrer no próximo mês, de forma a varrer problemas maiores relativos aos esforços da Força Aérea Indiana assinar, antes do final do ano, um acordo para a compra de 126 caças. A informação foi dada a jornalistas pelo Comandante da Força Aéra Indiana, marechal do ar Normam Anil Kumar Browne, nesta quinta feira, 22 de setembro.

A reunião será um painel do Conselho de Aquisições de Defesa (Defence Acquisition Council – DAC), presidido pelo Ministro da Defesa  A.K. Antony, e deverá ocorrer em 8 de outubro. O objetivo é resolver pendências relativas ao programa do avião de combate multitarefa de porte médio (MMRCA).

Em abril, foram selecionados os caças Typhoon, do consórcio europeu Eurofighter, e Rafale, da francesa Dassault, como competidores finais de uma disputa da qual também participavam os caças norte-americanos F/A-18 (Boeing), F-16 (Lockheed Martin), além do MiG-35 russo (Russian United Aircraft Corporation) e o sueco Gripen (Saab).

Após as discussões dessas pendências, espera-se queo Ministério da Defesa Indiano abra as propostas comerciais dos dois competidores finais, que estenderam a validade de suas ofertas até dezembro deste ano. Segundo o Comandante Browne, “assim que essas questões forem resolvidas, temos a esperança de estar prontos para abrir as ofertas no meio do mês (de outubro)”

Caso o Governo falhe em decidir antes de dezembro qual será o vencedor, as duas propostas submetidas vão expirar. Por um lado, a Força Aérea Indiana quer iniciar o recebimento do MMRCA em sua frota por volta de 2015, substituindo caças MiG da era soviética. Por outro, o processo está no momento travado na fase de finalização das propostas das duas empresa, no que se refere à cláusula de offsets (compensações) de 50%.

Segundo o Comandante Browne, “os offsets para esse programa chegam a mais de Rs.20,000 crore plus (aproximadamente 5 bilhões de dólares), englobando um período de 13 anos.”

Comparações com o programa russo-indiano FFGA

Os jornalistas pediram ao marechal do ar que comparasse o MMRCA com o caça russo-indiano de quinta geração, o FFGA, e Browne respondeu que são diferentes tipos de aeronaves: “O MMRCA não tem características furtivas nem capacidade de supercruise, enquanto que o FFGA tem tudo isso. O FGFA possui uma baia interna de armamentos levando todos os mísseis e armas dentro da aeronave, o que lhe dá um certo valor de potencial furtivo.”

A Índia planeja incorporar entre 250 e 300 FGFA e vai dividir igualmente, com a Rússia, os custos de 11 bilhões de dólares de desenvolvimento. O custo total da frota de FGFA deverá ultrapassar 30 bilhões de dólares.

FONTE: Indo Asian News Service via Yahoo Finance (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)

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