Caças F-16 de Taiwan deverão ser modernizados por 5,3 bilhões de dólares
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Total a ser modernizado é de 145 unidades dos modelos A e B
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Na quarta-feira, 21 de setembro, a DSCA (Defense Security Cooperation Agency – Agência de Cooperação de Defesa e Segurança dos EUA) notificou ao Congresso dos Estados Unidos uma possível modernização dos caças F-16A/B de Taiwan, num pacote estimado em 5,3 bilhões de dólares. A modernização, nesse que é um possível negócio via FMS (Foreign Military Sale – venda militar ao exterior), responde a uma solicitação do Escritório de Representação Cultural e Econômica de Taipei nos EUA.
O pacote requisitado envolve 145 caças das versões A e B do F-16, e inclui a venda de:
- 176 radares AESA (Active Electronically Scanned Array – varredura eletrônica ativa)
- 176 sistemas de navegação inercial / GPS (Embedded Global Positioning System Inertial Navigation Systems)
- 176 sistemas de gerenciamento de guerra eletrônica (Electronic Warfare Management systems) ALQ-213
- Modernização de 82 pods ALQ-184 de contramedidas eletrônicas (Electronic Countermeasures – ECM) para incorporar tecnologia de rádio digital com memória de frequência (Digital Radio Frequency Memory – DRFM) technology ou a compra de novos pods AN/ALQ-211(V)9 ou AN/ALQ-131 com DRFM
- 86 terminais táticos de data link (enlace de dados)
- Modernização de 28 pods designadores de alvo Sharpshooter eletro ópticos e de infravermelho
- 26 sistemas designadores de alvo AN/AAQ-33 SNIPER ou AN/AAQ-28 LITENING
- 128 sistemas de mira no capacete (Joint Helmet Mounted Cueing Systems)
- 128 óculos de visão noturna (Night Vision Goggles)
- 140 mísseis ar-ar AIM-9X SIDEWINDER
- 56 mísseis de treinamento do AIM-9X
- 5 kits de telemetria do AIM-9X
- 16 kits de bombas guiadas GBU-31V1 JDAM (Joint Direct Attack Munitions)
- 80 kits GBU-38 JDAM kits
- Bombas de guiagem dupla GPS / laser: 16 GBU-10 Enhanced PAVEWAY II ou GBU-56 Laser JDAM, 80 GBU-12 Enhanced PAVEWAY II ou GBU-54 Laser JDAM, 16 GBU-24 Enhanced PAVEWAY III
- 64 CBU-105 Sensor Fused Weapons com dispensadores com correção do vento (Wind-Corrected Munition Dispensers WDMD)
- 153 lançadores LAU-129 com interface para mísseis
- Modernização de 158 transponders / interrogadores de identificação amigo / inimigo APX-113
Também estão incluídos no pacote munições, equipamentos de missão, estudos de projeto e engenharia para substituição dos atuais motores F100-PW-220 pelo modelo F100-PW-229 engines, atualização dos computadores modulares de missão (Modular Mission Computers), telas multifunção do painel, equipamentos de comunicação, sistemas de planejamento de missão manutenção, construção, reparo e retorno, apoio de aviões tanque, serviços de translado de aeronaves, equipamentos de apoio no solo, sobressalentes, publicações, documentação técnica, treinamento de pessoal e equipamentos de treinamento, suporte técnico e logístico e outros itens.
Segundo o informe, os caças F-16 A/B, após a modernização, permitirão um grande aprimoramento da capacidade de seu operador em defender suas fronteiras.
A principal contratante será a Lockheed Martin Aeronautics Company, de Fort Worth, no estado do Texas (EUA), devendo também envolver as seguintes empresas:
- BAE Advance Systems, de Greenland, New York
- Boeing Integrated Defense Systems, de St Louis, Missouri
- Goodrich ISR Systems, de Danbury, Connecticut
- ITT Defense Electronics and Services, de McLean, Virginia
- ITT Integrated Structures, de North Amityville, New York
- ITT Night Vision, de Roanoke, Virginia
- L3 Communications, de Arlington, Texas
- Lockheed Martin Missile and Fire Control, de Dallas, Texas
- Lockheed Martin Simulation, Training, and Support, de Fort Worth, Texas
- Marvin Engineering Company, de Inglewood, California
- Northrop-Grumman Electro-Optical Systems, de Garland, Texas
- Northrop-Grumman Electronic Systems, de Baltimore, Maryland
- Pratt & Whitney, de East Hartford, Connecticut
- Raytheon Company, de Goleta, California
- Raytheon Space and Airborne Systems, de El Segundo, California
- Raytheon Missile System, de Tucson, Arizona
- Symetrics Industries, de Melbourne, Florida
- Terma (Dinamarca)
A nota da DSCA também informou que, no momento, não há propostas de offset (compensações) relacionadas a essa possível venda, cuja notificação é obrigatória por lei e não representa que o negócio já esteja concretizado.
FONTE: DSCA
FOTOS: TaiwanAirPower, Raytheon e Northrop Grumman
NOTA DO EDITOR: como a relação de equipamentos não deixa claro qual será o fornecedor do radar AESA e tanto a Raytheon quanto a Northrop Grumman (que desenvolveram radares do tipo para modernização de caças F-16 existentes) estão citadas na relação de empresas que deverão participar do programa, colocamos fotos dos radares desenvolvidos pelas duas, no meio e no final da matéria. Para saber mais a respeito, clique nos links a seguir.
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