As duas fotos acima mostram detalhes de dois F-5E da FAB comprados pelo Brasil em diferentes lotes. Ambos estavam em exposição lado a lado durante o “Portões Abertos” comemorativos dos 70 anos da Base Aérea de São Paulo, evento realizado no último sábado, 17 de setembro.

O fato de estarem tão próximos e acessíveis foi algo muito interessante para quem gosta de compará-los (como é o caso dos dois editores do Poder Aéreo presentes ao evento, Guilherme Poggio e Fernando “Nunão” De Martini).

Na foto da esquerda, temos a parte de trás de um dos aviões adquiridos no primeiro lote, comprado diretamente do fabricante em 1973. Na foto da direita, aparece um dos F-5E que pertenceu à USAF e foi comprado no final da década de 1980 – ou seja, usado (e bastante usado, diga-se de passagem, pois era empregado num esquadrão “Aggressor”, para treinamento de pilotos de outras aeronaves em combate dissimilar).

Apesar da idade, o F5E da foto da esquerda possui uma aparência externa bastante boa. Na foto da direita, onde aparece um dos “americanos” é possível ver alguns “amassados na lataria” na parte inferior da fuselagem, próximo à saída dos gases do motor direito. Se fosse um carro usado, seria de se pensar num certo “desleixo” do antigo dono com relação ao veículo.

Mas a hipótese pode ser apenas uma mera divagação do autor deste texto, que algum leitor poderia até interpretar como uma tentativa de denegrir a imagem do “antigo dono”. A seção posterior da fuselagem é uma peça única e comumente retirada para a realização da manutenção do motor. Eventualmente, poderia ser trocada de uma aeronave para outra. Ou seja, a aeronave é usada, mas a peça pode ter sido de uma das aeronaves compradas “Zero Km”! Quem sabe?

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