As forças armadas suecas esperam ter seu lote recém-adquirido de três helicópteros utilitários NH-90 (designados HKP-14s) pronto para desdobramentos internacionais até abril de 2016, oito anos atrasado em relação ao previsto inicialmente.

O atraso na incorporação se deve a atrasos na produção e problemas de entrega, principalmente do fornecedor francês NHIndustries.

Até agora, apenas três NH-90s foram entregues à Ala de Helicópteros do Exército Sueco, com um quarto HKP-14 a ser adicionado até o final de 2011. Os atrasos na entrega têm prejudicado a capacidade do Exército de fornecer serviços adequados de evacuação, transporte tático e médico para suas tropas no Afeganistão.

A Suécia encomendou 18 NH-90s como parte de um acordo nórdico de compra conjunta em 2001. Suécia, Noruega e Finlândia encomendaram 52 NH-90s multifunção a um custo combinado de US$ 1,2 bilhão. O acordo é a maior aquisição nórdica em comum até hoje.

Em abril, a Ministro da Defesa sueco Sten Tolgfors, informou ao Parlamento que era pouco provável que o Exército tenha o seus 18 helicópteros HKP-14 operacionais até 2020. O primeiro HKP-14 foi entregue para a Ala de Helicópteros em abril, e as primeiras 100 horas de vôo foram registradas em 8 de setembro.

O governo sueco respondeu ao déficit de helicópteros do Exército na última primavera, quando o ministério da defesa sancionou a compra de 15 Black Hawks, fabricados pela norte-americana Sikorsky Aircraft. O projeto é financiado a partir de um orçamento de 755 milhões dólares de projetos especiais, para reforçar a capacidade de helicópteros, nomeadamente com vista às operações no Afeganistão.

O Ministério da Defesa espera que o primeiro lote de Black Hawks chegará dentro de quatro a oito meses, com o complemento total de aeronaves operacional em 2017.

O Exército norueguês teve a entrega de um primeiro lote de NH-90s durante o último trimestre de 2010, e o helicóptero está em fase de teste operacional. A Noruega encomendou 14 NH-90s em 2001.

FONTE: Defensenews

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