É difícil dizer. O escritório do programa JSF tem uma estimativa e o Escritório do Pentágono de Avaliação de Custos e de Programas tem outra.

O números não batem, e eles não serão divulgados ao público até que convirjam para o mesmo valor, e não são definitivos até que os jatos comecem a sair da linha de produção em larga escala, disse um funcionário do programa.

E mais do que isso. As coisas podem mudar. O Departamento de Defesa tem planos para alterar a produção enquanto elabora o orçamento para o ano fiscal de 2013, e o Congresso pode realizar mudanças no orçamento de 2012.

Uma coisa é certa: o preço de um modelo de produção do F-35A não será de US $ 65 milhões de dólares (valores de 2010).

Esse é o custo médio por avião informado por funcionários da Lockheed Martin – a contratante principal – que trabalham no programa do F-35, como por exemplo Tom Burbage, um alto executivo do programa que forneceu informações para os repórteres na Austrália no mês passado.

Semanas mais tarde, um porta-voz da Lockheed mencionou a mesma ordem de grandeza – mas disse que eram valores atualizados para 2011.

“Isto está de acordo com os atuais custos de caças de quarta geração, que não incluem pods designadores, jammers, sistemas de Guerra Eletrônica, tanques de combustível externos, sensores IR e de visão noturna, capacetes e outros sistemas”, informou o porta-voz da Lockheed, Laurie Quincy.

Um funcionário do programa JSF disse que o preço de 65 milhões dólares americanos, reivindicados pela Lockheed é “hipócrita”, porque não inclui o motor Pratt & Whitney F135. O escritório do programa pediu repetidamente à empresa que pare de usar a cifra de US $ 65 milhões, disse ele.

Uma fonte da indústria negou e disse que o valor fornecido pela Lockheed – 65 milhões dólares por aeronave – inclui o motor e expressou indignação com o fato do funcionário do programa JSF não ter consciência disso.

Ele disse que o custo unitário  é uma média sobre o total de vendas projetadas, atualmente estimadas em 3.163 aeronaves. Somente os  EUA planejam comprar 2.443 F-35.

O motor vai custar cerca de 11 milhões dólares quanto estiver em plena produção, disse William Storey, analista do Teal Group.

“O objetivo é fazer com que os preços unitários caiam para cerca de US $ 10 milhões e então 11 milhões dólares parece razoável para o longo prazo”, disse Storey.

O orçamento da USAF para 2011 mostra que os motores para os primeiros lotes custem 13 milhões dólares cada.

Stephanie Duvall, porta-voz da Pratt & Whitney, recusou-se a confirmar o preço do motor, dizendo que os dados são “informações confidenciais compartilhadas entre [a Pratt & Whitney e] os nossos clientes.”

Ainda com preços competitivos

Mesmo que o funcionário do programa JSF esteja certo, e o preço unitário da Lockheed de 65.000 mil dólares não inclua o motor, o valor de cada F-35A seria comparável ao de outras aeronaves.

Isso porque outros componentes, tais como os sensores, são parte do preço do contratante para o caça, disse David Rockwell, outro analista Teal Group.

Com o preço em torno de US $ 76 milhões, o caça viria com todo o seu pacote de sensores e datalinks, além da adição de capacidade furtiva, que não está disponível em aeronaves mais antigas de quarta geração como o F/A-18E/F ou EA-18G.

Mesmo por US $ 80 milhões, o F-35 ofereceria mais do que a concorrência, disse Richard Aboulafia, outro analista Teal Group. A capacidade furtiva da aeronave, seus sensores, alcance e datalink fornecem ao F-35 uma enorme vantagem em combate, disse ele.

Mesmo o custo do já consagrado Boeing F/A-18E/F Super Hornet pode ser indicado de várias maneiras.

Uma análise do Teal Group com base no orçamento de 2011 constatou que o custo ‘flyaway’ do Super Hornet é de US $ 60,3 milhões, incluindo 40,2 milhões para estrutura e sensores eletrônicos; $ 8.4 milhões para os motores e acessórios; $ 6,2 milhões para aviônicos da companhia ; 1,7 milhões dólares para aviônicos solicitados pelo governo; mais algumas despesas de alguns itens auxiliares.

Isso é o mesmo que números fornecidos por documentos do orçamento da Marinha.

Ele não inclui certos hardwares como o pod AN/ASQ-228 ATFLIR, jammers e contramedidas.

Nem os números do Teal Grup e nem os números da Marinha batem com os números da Boeing.

Philip Carder, porta-voz da Boeing , disse em um e-mail que : “um Super Hornet pronto para combate custa aproximadamente US $ 53 milhões (valores de 2010) ao abrigo do contrato plurianual III. E isso não inclui:. motores; radar AESA APG-79; sistema de guerra eletrônica; ATFLIR; tanques de combustível externos  e JHMS ”

Rockwell da Teal disse que um pod ATFLIR custa cerca de US $ 3 milhões com sobressalentes.

“O contrato para o Lote 5 [produção contínua] contrato prevê o valor de US $ 2,6 milhões por pod em dezembro de 2006, incluindo um adicional de 20 por cento de peças de reposição, e US $ 2,9 milhões por pod em dezembro de 2007”, disse Rockwell. “o ATFLIR necessitou de um suporte financeiro considerável, a acreditamos que isto tenha ocorrido de alguma forma nos lotes iniciais.”

O Super Hornet transporta uma série de outros equipamentos para combate, mas Rockwell disse que ainda não completou sua análise sobre esses números.

“Eu estou trabalhando em IDECM [integrated defensive electronic countermeasures] dos jammers e outros equipamentos [ de contramedidas eletrônicas] agora.”

FONTE/FOTO: Defense News/Lockheed Martin

NOTA DO EDITOR: em resumo, preço de caça é qualquer coisa que você quer que seja.

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