Coreia do Norte bloqueou GPS de aeronave militar americana
Um avião militar de reconhecimento do Exército dos EUA fez um pouso de emergência durante o exercício militar anual entre a Coreia do Sul e os EUA em março, quando a Coreia do Norte “jammeou” seu dispositivo de GPS.
A aeronave RC-7B decolou de sua base às 08h30 em 4 de março, mas teve que fazer um pouso de emergência cerca de 45 minutos depois, devido ao bloqueio de suas funções de GPS por sinais de interferência transmitidos de Haeju e Kaesong na Coreia do Norte, em intervalos de cinco a 10 minutos.
A interferência de sinais também bloqueou os dispositivos GPS de barcos de patrulha costeira e barcos de alta velocidade da Marinha sul-coreana. Diversas aeronaves civis na área de Gimpo também foram afetadas. A Coreia do Norte emprega “jammers” montados em veículos para interromper sinais dentro de 50-100 km.
FONTE: Chosun.com / COLABOROU: Leandro Batista
NOTA DO PODER AÉREO: Hoje no final da tarde a Reuters publicou a informação de uma fonte anônima do Pentágono que negou que tenha ocorrido o bloqueio eletrônico do GPS de uma aeronave militar americana.