Rafale teria estreado, na Líbia, a versão IR da bomba guiada AASM

6

Segundo o blog Rafalenews, tem havido fortes rumores que a bomba guiada AASM-IR tenha sido empregada pelo Rafale na Líbia, pela primeira vez. Isso porque, recentemente, o site do Ministério da Defesa da França divulgou imagem em que se pode ver, sob as asas de um Rafale, bombas AASM com a cabeça de busca transparente, típica da versão de guiagem por infravermelho.

Curiosamente, logo que saiu no site da Força Aérea Francesa essa imagem foi reproduzida aqui no Poder Aéreo, em “post” complementar à matéria “Eurocanards sobre a Líbia”, da revista Forças de Defesa 2 (clique aqui para acessar).

Ainda segundo o Rafale News, após os rumores foi confirmado pelo Air&Cosmos que a verão IR da bomba realmente foi disparada na Líbia pela primeira vez, poucas semanas após ter entrado em serviço com o Rafale. Comparada à versão GPS/INS (SBU-38), que oferece uma precisão de 10 metros, a AASM-IR ) SBU-54 tem precisão de 1 metro. Atualmente, está sendo desenvolvido um modo antitanque para esse modelo, com novos algoritmos para reconhecimento de veículos.

FOTO: Ministério da Defesa da França

wpDiscuz