Bulgária contrata manutenção do MiG 29 e adia compra de novos caças
Neste final de semana, a Bulgária realizou o evento aéreo “BIAF”, em que caças como o Gripen e o Typhoon se exibiram, com seus fabricantes de olho numa futura encomenda búlgara de caças compatíveis com os padrões da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Mas o que foi anunciado, no sábado, foi um acordo entre o Ministério da Defesa da Bulgária e o MiG russa para reparo e manutenção de todos os caças MiG 29 búlgaros.
E falando em MiG 29, segundo o site em inglês da China Radio International (CRI), a exibição aérea que mais arrancou aplausos dos 10.000 espectadores do BIAF 2011 foi a do MiG-29 OVT russo, equipado com motores de empuxo vetorado. O evento, que também comemorou o centenário da aviação militar búlgara, foi realizado na Base Aérea de Krumovo, próxima a Plovdiv, a aproximadamente 160 km a sudeste da capital, Sofia.
O informe da CRI trouxe também a declaração do Primeiro Ministro Boyko Borissov sobre a futura compra de caças: “Nós vamos comprar caças novos, apenas quando se tornar extremamente indispensável, devido à nossa participação na OTAN. Mais cedo ou mais tarde nós teremos novos aviões.” As prioridades da Bulgária, no momento, devem ser a construção de infraestrutura rodoviária, além do aumento de pensões e da renda dos cidadãos.
Atualmente, a Bulgária opera 16 caças MiG 29, que formam a espinha dorsal de sua defesa aérea. A intenção do país, que é membro da OTAN desde 2004, era anunciar a competição para “provavelmente não mais do que oito” caças multitarefa compatíveis com a OTAN por volta do início de 2012.
FOTO: C. Carchev via militaryphotos.net