NPO Saturn revela causa do ‘flame-out’ no motor do PAK-FA

4

Segundo o fabricante russo da turbina do caça PAK FA, uma avaria no sistema automático de controle de vôo foi a causa do “flame-out” do motor direito do caça durante o MAKS Air Show.

Em declarações à imprensa russa dois dias após o incidente, o diretor-geral da NPO Saturn Ilya Fedorov reconheceu que o motor direito “sofreu um surto”.

A longa chama brilhante foi vista na saída do motor quando o caça estava no meio da sua corrida de decolagem no aeródromo Ramenskoye, em 21 de agosto. De acordo com Fedorov, isso ocorreu devido a um sensor com defeito que começou a alimentar com “dados errados” o sistema de controle do avião.

Ele agradeceu ao piloto de testes da Sukhoi, Sergei Bogdan, por sua pronta reação ao mau funcionamento do motor. “Foi um teste para a nova máquina. Durante os ensaios de voo em qualquer aeronave nova – e este avião está passando por testes de voo – disfunções como esta não são apenas possíveis, mas mesmo obrigatórias” disse Fedorov.

“O motor não falhou – na verdade, a entrada de dados errados causou o surto. Esta não foi uma falha de motor, mas a entrada de dados errados causada por um mau funcionamento do sensor de alimentação de dados para o sistema de controle de voo. Depois do que aconteceu, o motor foi verificado e o sensor com defeito foi substituído por um bom. Hoje, não há nenhum problema com este motor.”

FONTE: Flight International/Vladimir Karnozov

wpDiscuz