Antes tarde do que nunca: ‘walkaround’ noturno de F-5EM na AFA em… 2010!
Finalizada a série de matérias sobre o Domingo Aéreo 2011 da Academia da Força Aérea (AFA), este editor se lembrou de uma pendência do evento de 2010, uma matéria há muito planejada mas, por diversos motivos, esquecida: o’walkaround’ (ensaio fotográfico de detalhes ao redor de uma aeronave) noturno de um F-5EM da FAB.
Na ocasião, anoitecia e o evento já havia terminado, quando os editores do Poder Aéreo perceberam uma movimentação num dos hangaretes, ao redor de um F-5EM que já deveria ter decolado à tarde, mas ficara no solo devido a um pneu murcho (o da bequilha). Um pneu substituto tinha acabado de chegar à AFA, então tivemos a oportunidade de presenciar e fotografar todo o trabalho de troca (clique aqui para ver matéria da época sobre a troca do pneu. E clique aqui para ver vídeo do “warm up” posterior e decolagem noturna do caça).
Mas também aproveitamos para fotografar alguns detalhes interessantes da aeronave, nem sempre vistos na internet, e que vão dos lançadores de chaff / flare aos trilhos lançadores de mísseis. Passando o mouse sobre as fotos para ler as legendas, e clicando para ampliá-las, você poderá ver estes e outros detalhes.
Nas fotos dos trilhos lançadores de mísseis nas pontas das asas e nos pilones sob as mesmas, podem ser vistas as placas que indicam a procedência de cada peça, além do fato de dois deles terem a inscrição “Modified to Derby” (modificado para Derby).
Outro detalhe interessante e nem sempre percebido é um “recesso” que existe na parte frontal superior dos pilones instalados sob as asas do caça. Essa reentrância é coberta por uma peça retrátil que permite o livre acionamento dos dispositivos hipersustentadores do bordo de ataque das asas (comumente chamados de “slats” ou “flaps”, conforme sua atuação), quando estes se deslocam para baixo.
Vale a pena também reparar na criatividade para armazenar artigos como os protetores (de cor vermelha) de várias partes do caça quando em exposição. Fora de sua base, e em uma missão de apenas fazer demonstrações aéreas e estáticas, sem previsão de entrar em um combate real, são aproveitados os espaços do compartimento do canhão para armazenar diversos itens.