E falando em F-5, mais fotos do ‘FAB 4824’ no Domingo Aéreo 2011 da AFA
Reparar, em mais esta seleção de fotos do Domingo Aéreo 2011 da AFA, na versão de manejo do míssil ar-ar Phyton 3, carregada sob o pilone externo da asa direita da aeronave.
Voltando à história do caça das fotos, a matrícula 4824 também o identifica como um dos cinco primeiros caças do lote original de 36 F-5E adquiridos em uma decisão de 1973, e que foram transladados em voo até o Brasil, com as primeiras unidades pousando aqui em junho de 1975.
Hoje, já transformado em F-5EM, tanto a pintura externa quanto o “recheio” interno do FAB 4824 são significativamente diferentes do que ele apresentava há 36 anos – mas isso não muda o fato de que, certamente, é uma célula com muita história pra contar. Levando em conta apenas suas passagens pelo PAMA-SP (organização responsável pelas grandes revisões do F-5), o autor desta matéria já se encontrou com o “4824” diversas vezes. Mais precisamente, por três anos seguidos, em 2003, 2004 e 2005.
Logo acima, a primeira foto mostra a célula desmontada, numa fase da revisão em que tanto a pintura externa quanto os seus sistemas foram retirados. Foi tirada em 2003. A segunda foto, de 2004, mostra célula já na “linha de remontagem”, e com a pintura “primer” aplicada. Mas faltam ainda itens importantes, como o trem de pouso. Já na terceira foto, logo abaixo, a aeronave é vista em 2005 com quase todos os seus sistemas instalados. Assim como é longa a folha de serviços do FAB 4824, a revisão pré-modernização para o padrão “Mike”, mostrada nessas fotos, também durou um bom tempo.*
*Vale acrescentar que este autor, em diversas visitas anuais ao PAMA-SP, também presenciou períodos muito mais rápidos de revisão completa de caças F-5, quando uma aeronave vista nos estágios iniciais de desmontagem, num ano, já aparecia praticamente remontada no ano seguinte.