39 anos do voo do primeiro F-5E … e ele continua na ativa!
Parte destes F-5E dos primeiros lotes foram embarcadas para o Vietnã do Sul em 1975. Mas com a queda de Saigon, parte destes F-5 escapou para países vizinhos e , posteriormente, voltaram para os EUA, onde operaram nos esquadrões “Aggressors “.
Em 1988 a FAB adquiriu um lote de 22 caças F-5E usados da USAF (além de outos quatro F-5F). Estas aeronaves pertenciam aos esquadrões “Aggressors” baseados em Willians AFB e Nellis AFB. Os aviões estavam entre os F-5E mais antigos do mundo, sendo que 15 deles faziam parte do primeiro lote de 30 unidades produzido pela Northrop. Um deles era exatamente o “1417″. No Brasil, o “1417″ recebeu a matrícula FAB-4856.
O 4856 foi o primeiro F-5 modernizado entregue à FAB. A cerimônia ocorreu no dia 21 de setembro de 2005 na Base Aérea de Canoas.
FOTOS: Northrop e FAB
NOTA DO PODER AÉREO: o F-5 mostrou-se um excelente caça em vários aspectos. A prova disso é que ele continua voando bem não só no Brasil, mas também em muitos outros países. Porém, não é mais admissível que caças com quase 40 anos, mesmo modernizados, continuem a formar a primeira linha de defesa aérea do país. Isso é uma vergonha! Um verdadeiro escândalo para um país que quer ser grande e ocupar mais espaço no cenário internacional.
VEJA TAMBÉM:
- Primeiro F-5E do mundo voa no Brasil…
- Mais caças F-5EM para a Força Aérea Brasileira
- Modernização dos F-5: ainda faltam oito células
- Modernização dos caças F-5 será concluída em 2010
- Os F-5 da Jordânia, agora na FAB
- A Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira – parte 3
- Os 50 anos da família F-5
BATE-PAPO ONLINE: Converse com outros leitores sobre este e outros assuntos no ‘Xat’ do Poder Aéreo, clicando aqui.