Entregues os primeiros Black Hawk ‘made in Poland’
As três aeronaves estão entre os seis aeronaves S-70i Black Hawk montadas e testadas em vôo pela PZL Mielec desde que a empresa polonesa tornou-se parte da norte-americana Sikorsky Aircraft Corporation em 2007. Eles partiram do aeroporto de Rzeszów-Jasionka dentro de um Antonov An-124 Ruslan depois de uma semana de atividades de vôo de aceitação nos céus da Polônia.
“A PZL Mielec provou que pode construir e testar uma nova variante de vôo do helicóptero Black Hawk segundo padrões elevados”, disse Robert Mastronardi, gerente de programa de Sistemas do S-70i. “O processo de aceitação da aeronave confirmou a alta qualidade destas aeronaves e profissionalismo da equipe PZL Mielec.”
A empresa planeja expandir a produção para 10 aeronaves em 2012, e 22 helicópteros em 2013.
O helicóptero S-70i pode ser configurado para múltiplas missões, como o apoio de tropas, ajuda humanitária, busca, transporte e evacuação, transporte VIP e patrulha armada.
Desde 2007, a Sikorsky Aircraft Corporation investiu mais de US$ 100 milhões para estabelecer uma linha de produção moderna nas instalações da PZL Mielec, aumentando o emprego em 30 por cento. Desde a chegada da produção Black Hawk, a PZL Mielec aumentou o seu quadro de funcionários e agora emprega mais de 2.000 pessoas. Como um dos principais investidores na Polónia “Aviation Valley”, a Sikorsky tem estimulado o desenvolvimento da indústria da aviação doméstica daquele país do leste europeu.
FONTE: Sikorsky