Dassault entregou 6 caças Rafale no primeiro semestre de 2011
–
Número supera em um caça as entregas do mesmo período do ano passado, segundo ‘press release’ divulgado pela empresa
–
Na quinta-feira, 28 de julho, a Dassault Aviation divulgou nota à imprensa com o resumo de seus resultados no primeiro semestre deste ano (clique aqui para acessar o arquivo pdf, em inglês). Na área de defesa, a empresa informou a entrega de seis caças Rafale, em comparação aos cinco entregues no mesmo período do ano passado.
Ainda sobre o Rafale, a empresa destaca que passou por um marco importante na Índia e que continua no páreo nos Emirados Árabes Unidos, Brasil e Suíça. A exportação do caça é tratada como prioridade tanto para o Grupo Dassault quanto para o Governo Francês, considerando-se a importância da indústria aeronáutica militar do ponto de vista tecnológico e econômico.
Outro ponto positivo destacado na nota é a recente decisão, tomada pelo Ministério da Defesa da França, para iniciar conversações com a Dassault Aviation para o fornecimento de veículos aéreos não tripulados (VANTs) MALE (sigla para média altitude e longo alcance) para as Forças Armadas Francesas, em 2014. Os VANTs serão uma versão do israelense HERON, da IAI.
Mas novas encomendas do setor de defesa se limitaram a programas de apoio militar e de desenvolvimento, com queda de 48% em relação ao primeiro semestre de 2010. E, apesar da entrega de uma aeronave a mais em relação às cinco do mesmo período do ano passado, o valor das vendas teve uma queda de 2% devido à diminuição desses programas de apoio e desenvolvimento.
Ainda quanto ao lado positivo, a empresa destaca a participação dos caças Rafale franceses da Marinha e da Força Aérea nas campanhas Agapanthe e Harmattan. Além disso, o demonstrador de veículo aéreo não tripulado de combate nEUROn teve sua montagem final iniciada em Istres, com progressos na integração de sistemas visando um primeiro voo no ano que vem.
O contrato de modernização dos caças Mirage indianos é citado entre os destaques, como “continuação de negociações”.
Aviação executiva
Em relação à entrega de aeronaves Falcon, o número caiu de 45, no primeiro semestre do ano passado, para 19 no mesmo período deste ano. Em compensação, o número de encomendas que foi de apenas 2 na primeira metade de 2010, subiu para 22 no primeiro semestre de 2011. Segundo a empresa, a época de cancelamentos de encomendas parece ter ficado para trás, com o decréscimo de aeronaves usadas disponíveis para vendas, o que estabilizou preços.
Os mercados americanos e europeus estão cautelosos, ao passo que os da América Latina e Índia mostram dinamismo e a China está se tornando o principal mercado desde o início do ano. A queda do dólar em relação ao euro vem penalizando os custos de produção na França.
FONTE / FOTOS: Dassault