Primeiro A-1M
A imagem em alta resolução permite visualizar vários detalhes e protuberâncias que a aeronave não tinha antes da modernização.
O A-1 FAB 5530 do 1/10 GAV foi entregue pela FAB à Embraer em 30 de Maio de 2007, para tornar-se o protótipo do A-1M.
O A-1M foi idealizado para dar ao AMX novas capacidades em termos de aviônica, desempenho e poder de fogo de uma aeronave de 4ª geração. O painel, aviônicos de missão e sensores seguem a mesma filosofia e simbologia empregada pelo A-29 e o F-5M, com o objetivo de facilitar a logística e a padronização de doutrina operacional.
Ele poderá empregar novas armas, como o míssil ar-ar IR Mectron MAA-1 Piranha, além de um míssil antinavio, para missões de ataque naval.
O avião também vai empregar os pods israelenses Rafael Litening III, que tornam o avião capaz de navegar com precisão e empregar bombas inteligentes do tipo IR, Laser ou GPS.
A aeronave terá o radar multimodo Mectron SCP-01 Scipio, que possui capacidade de alcance ar-ar estimado em 80 Km. A presença do radar, aliado a um novo RWR e ao sistema de datalink, dará uma nova consciência situacional aos pilotos.
O A-1M também empregará o pod de Guerra Eletrônica Rafael Skyshield, que originalmente foi adquirido para uso nos F-5EM. O Skyshield deverá ser empregado em conjunto com o míssil anti-radiação Mectron MAR-1 em missões de supressão de defesas antiaéreas (SEAD).
FOTO: Mark Kozhura / COLABOROU: Jaguar
SAIBA MAIS:
- Empréstimo internacional é aprovado pela CAE para a modernizar os A-1
- A-1M: mais um contrato referente à modernização de 43 unidades
- Coletânea de matérias sobre o AMX
- A-1: um avião ainda incompleto
- FLIR nos AMX da FAB
- Nota sobre Programa de Modernização das Aeronaves A-1 (AMX) da FAB
- Elbit fecha contrato de US$187 milhões com a Embraer para modernizar os AMX
- Modernização do A-1: sistemas de guerra eletrônica estarão na LAAD
- Radar SCP-01 Scipio