IRST do Super Hornet avança para nova fase de desenvolvimento
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Equipamento, que é instalado em tanque de combustível externo, pode agora seguir para a fase de desenvovimento de engenharia e manufatura
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Na quinta-feira, 21 de julho, a Boeing informou que o programa IRST (Infrared Search and Track) so F/A-18 Super Hornet recebeu um memorando de decisão de aquisição “Milestone B” da Marinha dos EUA (USN), no dia 13 deste mês. Isso permite que o progama avance para sua próxima fase, que é a de desenvovimento de engenharia e manufatura.
O sistema IRST é um sensor passivo de longo alcance que procura e detecta emissões no infravermelho. Ele pode acompanhar múltiplos alvos simultaneamente, provendo a capacidade de aquisição de alvos ar-ar mesmo quando estes estão equipados com tecnologia que interfere com radares. Trata-se de um elemento crítico no roteiro do F/A-18E/F Block II da USN, inserido numa série de aprimoramentos de capacidades para que o Super Hornet possa se manter à distância de ameaças conhecidas ou emergentes, nas próximas décadas.
A Boeing subcontratou a Lockheed Martin para a produção do sensor IRST, a GE Aviation para fornecer o tanque de combustível externo que contem o sensor, além da Meggitt Defense Systems Inc para o sistema de refrigeração da unidade.
Em informe divulgado no mesmo dia, a subcontratada Lockheed Martin acrescentou que já possui uma linha de produção ativa para o sensor IRST destinado a versões de exportação do caça F-15. Trata-se de uma tecnologia madura e comprovada, que já acumulou 200.000 horas de voo desde que equipou caças embarcados F-14D. Além do programa do ISRT dos F/A-18E/F da USN, a Boeing também subcontrata a Lockheed Martin para os ISRT do programa do F-15C da USAF (Força Aérea dos EUA).
FONTES: Boeing e Lockheed Martin
FOTOS: Lockheed Martin
NOTA DO EDITOR: reparar na quantidade de mísseis ar-ar levados pelo Super Hornet na configuração mostrada na foto do alto. Para matérias anteriores sobre os sensores IRST do Super Hornet e também do F-15, clique nos links abaixo: