Unidade de P-3C da Força Aérea Portuguesa é condecorada pela OTAN

2

No dia 15 de Julho, realizou-se na Base Aérea Nº11, em Beja, a Cerimônia de Imposição da “NATO AFRICA MEDAL” aos militares que integraram a Força Multinacional da OTAN na Operação “OCEAN SHIELD”, para o combate à pirataria no Oceano Índico.

A atribuição da medalha ao Destacamento da Força Aérea Portuguesa, que foi constituído por 53 militares e pela aeronave P-3C CUP+ pertencente à Esquadra 601 “Lobos”, é resultado da “notável participação desta Força na Operação” segundo o Maritime Air Northwood Commander, Rear Admiral Jacques de Solms. Na sua fala, o Comandante da OTAN fez referência ao enorme orgulho em poder entregar pessoalmente esta medalha aos militares que, durante dois meses, cumpriram todos os objetivos.

Na mesma cerimônia, o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), General José Pinheiro, atribuiu um Louvor aos seus militares pela forma exemplar como planearam, prepararam e cumpriram a missão de Patrulhamento Marítimo, pelo seu profissionalismo e sentido de missão.

Depois de finalizada a cerimônia, que também contou com a presença do Comandante e de representantes do Joint Force Command Lisbon, realizou-se uma visita ao P-3C CUP+, à Esquadra 601 e ao Centro de Apoio à Missão.

FONTE / FOTOS: Força Aéra Portuguesa (texto adaptado pelo Poder Aéreo)

wpDiscuz