Quando a imprensa russa anunciou em abril de 2010 que Uganda tinha comprado caças Su-30, aquele país negou. Mas a presença de aviões An-124 em julho indicaram que havia algo de estranho no ar, literalmente.

Em 8 de julho o primeiro Flanker montado acionou sua turbina e acordou metade da população de Entebbe. No dia 11, o primeiro Flanker da Força Aérea de Uganda voou, seguido de outro no dia 12. O voo de 45 minutos foi concluído com uma demonstração espetacular.

Uganda é um país africano com 241.038 km² e aproximadamente 31 milhões de habitantes, cuja agricultura é o principal setor da economia (80%). O país recebeu o primeiro lote de caças Su-30MK2 pois se  prepara para iniciar a exploração das jazidas petrolíferas na região do Lago Albert e necessita de material bélico para resguardar a segurança nas zonas de fronteira com o Congo. O país africano prevê a aquisição de seis a oito caças Su-30MK2 e outros armamentos, por cerca de US$ 740 milhões.

FONTE/FOTO: Airliners.net / COLABOROU: Robson Silva

NOTA DO EDITOR: Enquanto isso, vemos no Brasil o Governo gastar nos Jogos Militares, mais do que Uganda nos seus caças Su-30.

wpDiscuz