Tem inglês querendo o Harrier de volta – não é o caso do Ministro da Defesa

3

Recente artigo da Jane´s trouxe a resposta do Ministro da Defesa do Reino Unido sobre a possibilidade de reativação do Harrier GR9 para operações sobre a Líbia, como gostariam alguns militares e setores da mídia britânica. A resposta é não.

A resposta não veio diretamene, e sim por meio de um alto oficial britânico que declarou, sob a condição de anonimato: “Estamos procurando nos afastar de toda essa conversa (na mídia britânica e em alguns círculos militares) de que a força de Harrier poderia ser regenerada. Isso não vai acontecer.”

Diversos militares de alta patente questionaram a decisão de tirar o Harrier GR9 de serviço com a Revisão Estratégica de Defesa e Segurança (Strategic Defence and Security Review – SDSR) de outubro do ano passado, que deixou o Reino Unido sem capacidade, por uma década, de aviação de ataque de asa fixa embarcada. Na ocasião, decidiu-se que apenas uma aeronave além do Typhoon seria mantida, e a decisão foi em prol do Tornado, por seu alcance maior e carga de armamentos também superior e mais variada.

FONTE: Jane’s   FOTO: RAF

wpDiscuz