O Livefist estima valor entre 2,1 e 4 bilhões de dólares. A NDTVdiz que valor começa em 2,4 bilhões e chega a 4 bilhões de dólares somando armamentos e modernização de instalações da HAL.

O Livefist noticiou nesta quarta-feira, 13 de julho, que depois de meses de expectativa frenética – e um cheiro de conflito sobre o preço do pacote de armas – o governo indiano autorizou a efetivação de um acordo um há muito tempo negociado para atualizar 52 caças Mirage 2000H/TH da Força Aérea da Índia. O acordo com a Dassault, Thales e MBDA será assinado em breve. O acordo, que se manteve em seus estágios finais há mais de um ano sem ser definido, vai modernizar 52 Mirages da IAF com novos aviônicos, com o radarmultimodo Thales RDY-2 e mísseis ar-ar MICA RF/IR.

Não está claro qual é o valor total do acordo, com indícios que vão de US$ 2,1 bilhões para mais de US$ 4 bilhões. O Livefist ficou de trazer informações atualizadas.

Mas a NDTV diz que o valor inicial é de 2,4 bilhões de dólares, em matéria também datada de 13 de julho e baseada em fontes não divulgadas. Segundo a matéria, o acordo foi autorizado em reunião do CCS indiano (Cabinet Committee on Security) , presidido pelo Primeiro Ministro Manmohan Singh.

A decisão vem apesar de divergências entre o Ministro da Defesa e autoridades da Força Aérea Indiana sobre o alto custo da modernização das 52 aeronaves, assim como os possíveis benefícios para as necessidades futuras do poder aéreo do país.

Segundo autoridades do Ministério da Defesa, somando 1 bilhão de dólares em novas armas e 500 milhões em novas instalações para a HAL (Hindustan Aeronautics Limited), para a realização da modernização, o custo total sobe para aproximadamente 4 bilhões de dólares.

Assim, pode-se chegar a aproximadamente 79 milhões de dólares por aeronave. Isso, para os oponentes do acordo, seria o mesmo que cada novo caça que a Índia quer comprar no programa MMRCA (avião de combate multitarefa de porte médio), de 10,4 bilhões de dólares. Para os defensores, os caças modernizados serão tão capazes quanto aviões de combate novos.

Entre as atualizações planejadas divulgadas pela NDTV (complementando as informações disponibilizadas pelo Livefist), estão um painel com telas multifuncionais, compatível com uso de óculos de visão noturna, assim como sistemas avançados de navegação, de identificação amigo-inimigo (IFF), radar multimodo e multicamadas, suite de guerra eletrônica totalmente integrada e capacidade de operar mísseis BVR (além do alcance visual). Entre as novas armas, estão 450 mísseis BVR MICA.

As empresas francesas Thales e MBDA vão integrar os sistemas de armas e fornecer os mísseis, respectivamente. Dois aviões serão modernizados na França pelo fabricante Dassault Aviation. Outros dois serão modernizados na Índia com ajuda francesa, seguidos pelos demais 48, totalmente modernizados pela HAL. Todo o processo deverá tomar nove anos. Originariamente, os Mirage 2000 entraram em serviço na Força Aérea Indiana entre 1982 e 1986.

FONTES: Livefist e NDTV

Colaborou: Justin Case (tradução da matéria do Livefist)

LEIA TAMBÉM:

wpDiscuz