F-22 ‘groundeado’: será que o Raptor é difícil demais de se usar?
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Grandes questões cercam a suspensão de voos do F-22, segundo artigo do Project on Government Oversight, dos Estados Unidos
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Muito se tem falado a respeito da recente suspensão de voos da frota de F-22 Raptor, devido a problemas nos sistemas de fornecimento de oxigênio, e o possível papel desse sistema na queda de um F-22 no Alasca em novembro de 2010, com morte do piloto. Abaixo, um apanhado de notícias sobre os últimos problemas enfrentados por esse caça extremamente caro, feito pelo diretor de investigação do POGO (Project on Government Oversight), Nick Schwellenbach, seguido de perguntas que ele acha que devem ser respondidas.
O que se sabe até o momento (notícias e links):
“O sistema embarcado de geração de oxigênio (On-Board Oxygen Generating System – OBOGS) vem sendo investigado desde que um F-22 caiu em novembro próximo à Base Elmendorf-Richardson, no Alasca. Até a suspensão de voos, as surtidas da frota de Raptor estavam restritas a uma altitude de 25.000 pés ou menos para missões de treinamento, devido às possibilidades de mal funcionamento.” – Air Force Times, 10 de maio de 2011
“O acidente (de novembro), no qual o piloto foi morto, está sob investigação e não foi ligado a problemas com o sistema de oxigênio” – Flightglobal, 16 de junho de 2011
“A ordem para suspensão de voos foi dada por cinco instâncias desde eventos, no final de abril, do tipo ‘hipoxia fisiológica’ em F-22 que podem ser indicações de possíveis mal funcionamentos, disse a Força Aérea (…) Um incidente envolveu um piloto do 302º Esquadrão de Caça no Alasca que ‘raspou a barriga do avião em árvores durante uma aproximação para o pouso’, segundo um e-mail a integrantes de comitês de defesa do Congresso. ‘O piloto não se lembra do incidente e está sendo tratado para sintomas fisiológicos.’ ” – Bloomberg, 10 de maio de 2011
“Antes dos cinco recentes eventos envolvendo o F-22, nove incidentes foram reportados entre junho de 2008 e fevereiro, segundo a Força Aérea (…) Esses nove incidentes levaram à formação de um comitê de investigação do sistema da Honeywell.” – Bloomberg, 10 de maio de 2011
“Apesar de internamente ser descrito como ‘investivação de segurança do OBOGS’, o inquérito lançado após a suspensão de voos de 2 de maio da frota de F-22 ‘não é limitada’ a esse sistema em particular, disse o Comando Aéreo de Combate (Air Combat Command – ACC) em e-mail respondendo a questões.” – Flightglobal, 16 de junho de 2011
“A frota de superjatos F-22 da Força Aérea está com voos suspensos há mais de dois meses, mas na sexta-feira as autoridades do serviço não tinham detalhes se os F-22 poderiam voltar a voar ou quando seus engenheiros poderiam terminar a investigação sobre os sistemas embarcados de oxigênio dos caças.” – DoDBuzz, 11 de julho de 2011
“A investigação da USAF também está comparando o sistema de suporte de vida do F-22 com outros aviões de ataque de sua frota, incluindo o F-35A Lightning II, Fairchild Republic A-10, Boeing F-15, Lockheed F-16 e Hawker Beechcraft T-6A, disse o ACC.” – Flightglobal, 16 de junho de 2011
Nick Schwellenbach coloca então duas séries de questões:
O que a Força Aérea sabia antes das recentes suspensões de voo? Como mostrado pela Bloomberg, houve nove casos de junho de 2008 a fevereiro deste ano que acionaram uma investigação de segurança anterior sobre o sistema de oxigênio da Honeywell. Foram seguidas de mais cinco, desde fevereiro, que levaram às recentes investigações e suepsensões de voo. além disso, há a possibilidade de que a queda de novembro de 2010 e a morte foram relacionadas ao sistema de oxigênio, apesar de não sabermos se a investigação do acidente está apontando para esse caminho ou ainda não. Haviam indícios de problemas com o sistema de oxigênio antes de junho de 2008? O que a investigação anterior sobre segurança do sistema de oxigênio descobriu? Porque só agora os problemas nesse sistema crítico de suporte de vida só estão vindo à luz?
Dados os extraordinários custos desse avião e a quantidade de problemas para mantê-lo (se é que se pode usar essa palavra para um avião que está com seus voos suspensos), seria o F-22 um avião demasiadamente caro e difícil de se usar? A questão do sistema de oxigênio é apenas o último fiasco desse programa.
FONTE: POGO – Project on Government Oversight (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)
FOTOS: USAF (Força Aérea dos EUA)
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