E se, inspirado no ‘Peace Cesar’ italiano, tivesse surgido o ‘Peace Samba’?
O ano é 2003. O programa ‘F-X1’ de aquisição de um novo caça para a FAB estava parado e o 1º GDA, na Base de Anápolis, preparava-se para desativar em breve seus Mirage III. A uns 150km de lá, na Capital que os Jaguares de Anápolis têm como missão proteger, a alegação é que o dinheiro para comprar caças é necessário para o programa ‘Fome Zero’.
Então, aparece uma solução: alguém fica sabendo que a Itália acaba de resolver sua lacuna operacional na defesa aérea, temporariamente, com o ‘leasing’ de caças F-16, o chamado programa ‘Peace Cesar’ (para saber mais, veja a matéria logo abaixo). Surge a oportunidade de fazer um programa similar aqui no Brasil, o ‘Peace Samba’.
O que você acha? Teria sido possível o F-16 operar na FAB por ‘leasing’, cobrindo a lacuna da desativação de um interceptador antigo, como foi o caso na Itália? Haveria alguma dificuldade operacional? Haveria algum ganho operacional? Será que essa ideia teria ‘dado samba’?
Sobre assuntos relacionados a possíveis oferecimentos de F-16 ao Brasil (e assuntos correlatos), veja os links a seguir: