Até entrada em operação dos aviões ‘Rivet Joint’ britânicos, em 2014, tripulações da RAF vão servir em aeronaves dos EUA

Nesta última quinta-feira, 7 de julho, o Ministério da Defesa do Reino Unido divulgou nota sobre o final das operações das aeronaves Nimrod R1 na RAF (Royal Air Force – Força Aérea Real Britânica). A baixa deu-se no mês passado. Na foto acima, vê-se o Nimrod R1 número XV249 em voo pela última vez, fazendo duas passagens sobre uma parada dos integrantes das unidades responsáveis pelo emprego das últimas aeronaves do tipo. Na última passagem, o Nimrod realizou uma estrondosa ascenção, para então desaparecer nas nuvens.

No ano passado, a frota de Nimrod MR2 foi aposentada, e a baixa dos dois últimos Nimrods que permaneciam em serviço com o Esquadrão 51 levou aproximadamente 700 pessoas a comparecer a uma cerimônia na base da RAF, em Waddington. O Nimrod serviu à RAF por 37 anos.

Mesmo escalados para baixa do serviço no final do mês de março, os Nimrods tiveram seu emprego estendido por mais três meses, para apoiarem as missões da OTAN sobre a Líbia.

O Nimrod será substituído pelos aviões Rivet Joint (veja link sobre o RC135 no topo da lista abaixo) , cuja entrada em serviço na RAF está prevista para 2014. Enquanto isso, tripulações do esquadrão 51 da RAF servem em aeronaves Rivet Joint dos Estados Unidos, em missões sobre a Líbia e o Afeganistão.

FONTE / FOTOS: MoD UK – Ministério da Defesa do Reino Unido (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)

 

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz