Modernização dos F-5 da FAB: mais onze radares Grifo contratados

26

Selex Galileo informa sobre contrato para fornecer mais onze radares Grifo à FAB

Na segunda-feira, 4 de julho, a Selex Galileo divulgou nota informando sobre o recebimento de contrato para fornecer mais onze radares Grifo F/BR à Força Aérea Brasileira, destinados à modernização de aeronave F-5. O contrato foi assinado com a Aeroeletronica International Ltd de Israel, que faz parte da ELBIT Systems Ltd.

Segundo a empresa, a FAB vem utilizando o radar em seus F-5 durante os últimos 10 anos, conferindo maior capacidade de consciência situacional e de ataque a seus pilotos. O radar Grifo já vendeu mais de 450 unidades em todas as suas versões, estando em uso em Forças Aéreas de Singapura, Brasil, República Tcheca, Paquistão e Coreia do Sul.

Ainda segundo a Selex Galileo, o Grifo é um radar multimodo de controle de tiro desenvolvido como uma solução ideal para ser “retrofitado” em aeronaves F-5, e passa por um processo contínuo de inserção de tecnologias e capacidades para manter-se como referência em desempenho. Além dos modos ar-ar e ar-superfície, o radar oferece modos para apoioà navegação e uma suíte de funções para combater ameaças eletrônicas, e agora inclui modos para busca e identificação de alvos com alta resolução de imagem, ampliando sua competitividade no mercado.

Segundo Oscar Bosco, responsável pela área de radar e sistemas de mira avançados para as atividades italianas da empresa, o planejamento (road map) para a evolução do radar já foi traçado: “A próxima fase será o Grifo-E, uma versão com escaneamento ativo (AESA). O Grifo E será disponibilizado juntamente com o portfólio da Selex Galileo de radares AESA para satisfazer a requerimentos de aeronaves novas ou retrofitadas de treinamento, ataque leve e de caça.”

Ainda sobre o Grifo, a empresa que pertence ao grupo Finmeccanica informa algumas outras características: trata-se de um radar pulso Doppler multimodo que opera na banda X, com arquitetura modular e número configurável das chamadas Line Replaceable Units – LRU (basicamente módulos que podem ser substituídos de maneira fácil) o que permite sua integração em modernas suítes aviônicas, com inteface com comandos HOTAS (mãos no manche e na manete). As mais de 450 unidades vendidas da família Grifo de radares aeroembarcados já acumularam mais de 100.000 horas de voo.

FONTE / FOTO DE BAIXO: Selex Galileo – Finmeccanica

NOTA DO EDITOR: para matérias anteriores relacionadas à modernização dos F-5 da FAB e das 11 células compradas da Jordânia, assim como assuntos correlatos, clique nos links abaixo:

wpDiscuz