Índia quer comprar mais aviões C-17 e C-130, além de helicópteros
–
Ministro da Defesa da Índia também comentou sobre o prazo para avaliar finalistas do MMRCA
–
Reportagem do AINonline afirma que, segundo o comandante da Força Aérea Indiana, a Índia poderá adquirir pelo menos mais seis aviões de transporte C-17, da Boeing, e outros seis C-130J, da Lockheed Martin. Os primeiros dois C-130J encomendados pela Força Aéra Indiana, de um total de seis, já foram entregues e, segundo o comandante Naik, a encomenda inicial de dez C-17s já foi finalizada.
Naik também afirmou que a seleção de helicópteros de ataque, de transporte pesado e utilitários também é iminente. Para os de ataque, concorrem o Boeing AH-64D Apache e o Mil Mi-28N. Para os pesados, competem o Boeing CH-47D e o Mil Mi-26T e, para os utilitários leves, disputam o AgustaWestland AW119, o Eurocopter AS550 e o Kamov Ka-226.
O comandante também comentou sobre a seleção do MMRCA (avião de combate multitarefa de porte médio). Sobre a eliminação do F-16, F-18, Gripen e MiG-29, ele disse que “os dois finalistas europeus foram os que mais cumpriram os mais de 600 parâmetros que a equipe de seleção da Força Aérea Indiana estabeleceu.” Ele já havia afirmado que a abertura das propostas comerciais do Dassault Rafale e do Eurofighter Typhoon seria em meados do mês passado (junho), mas que levaria “alguns meses” para avaliar os pacotes de apoio, treinamento e compensações, assim como os custos dos ciclos de vida.
Treinadores: no final de junho, a Índia selecionou o Pilatus PC-7 Mk II para seu requerimento por um treinador básico. A compra foi apressada pela proibição de voos dos treinadores HAL HPT-32 Deepak, de motor a pistão, em julho de 2009, após 17 acidentes. Enquanto aguardam a entrada em serviço do novo treinador, os pilotos fazem a instrução nos jatos HAL Kiran Mk II ou BAE Systems Hawk.
FONTE: AINonline
FOTO: USAF (Força Aérea dos EUA)