Durante o 49º International Paris Air Show a Eurofighter anunciou que completou uma série de ensaios com o míssil BVR MBDA Meteor, que faz parte do processo de integração de armas para o Typhoon.

O primeiro de uma série de ensaios para garantir a separação segura do míssil em todo o envelope de vôo foi realizado pela BAE Systems, com a aeronave IPA 1 na área de testes de Aberporth, no Reino Unido.

O Meteor é um míssil BVR de próxima geração, movido a ramjet e com a maior “No Escape Zone” das atuais armas ar-ar, resultando em uma faixa “stand-off” maior e alta probabilidade de destruição. Após um ano de financiamento, as nações parceiras do programa concordaram em continuar o programa de desenvolvimento da próxima geração de radar E-Scan para o Typhoon e confirmaram a intenção de entrada em serviço até 2015.

A Eurofighter GmbH e a Euroradar iniciaram o desenvolvimento em escala real do novo radar AESA CAPTOR-E em julho de 2010. O novo radar vai manter as principais características do radar Captor-M existente e vai oferecer benefícios superiores ao M-Scan, incluindo aumento da capacidade de detecção e rastreamento, capacidade ar-superfície avançada e reforço das medidas de proteção eletrônica. Typhoons existentes serão reequipados com o novo radar.

FONTE: key.aero

wpDiscuz