Gripen NG chega a Le Bourget depois de passar por mudanças
Proveniente de Linköping, o NG ficará em exibição estática e mostrará seus novos aviônicos da Rockwell Collins no cockpit traseiro. Após passar por mudanças, o Demo voltou ao voar no último dia 19 de maio. Ainda apresentando os aviônicos comuns no assento dianteiro, a aeronave já realizou cerca de 20 voos desde então.
Oferecido ao Brasil, o NG também é utilizado para demonstrar tecnologias para a próxima versão do Gripen, caça que atualmente voa pela República Checa, Hungria, África do Sul, Suécia e Tailândia. Estocolmo tem dito que irá adquirir 10 Gripens na nova configuração caso o Brasil opte pela aeronave, enquanto a sua própria força aérea deve tomar uma decisão no próximo ano sobre seus requisitos futuros.
“O que estamos fazendo agora com a aviônica é um passo muito maior do que alcançar supercruise com o Demo”, disse Peter Nilsson, chefe da Saab, referindo-se ao trabalho de sucesso em que o Gripen ganhou a habilidade de sustentar o vôo supersônico sem uso de pós-combustor.
Após a conclusão do teste de aviônicos no final deste ano, o NG será equipado com radar Selex Galileo ES-05 Raven de varredura eletrônica ativa.
“A próxima aeronave chegará em outubro de 2013, e está sendo construída a partir do zero como um NG”, disse Nilsson. Isso trará um novo formato para a aeronave, que terá uma fuselagem mais comprida, maior envergadura e aumento das entradas de ar do motor.
FONTE: Flightglobal
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Poder Aéreo