A “mãe de todos os aeroportos” virará um imenso jardim

4

Uma vez descrito por Norman Foster como “a mãe de todos os aeroportos”, o terminal do aeroporto de Tempelhof foi fechado ao público em outubro de 2008. A antiga base aérea da Luftwaffe é rica em história, tendo sido construída originalmente em 1927 e usada para montar bombardeiros de mergulho Stuka e caças Focke Wulf FW 190 na Segunda Guerra Mundial. Em anos mais recentes, a instalação colossal atuou como um aeroporto comercial, mantendo o seu papel como um componente-chave do malha urbana de Berlim.

Duas empresas com sede em Edimburg já uniram forças para trazer esta obra-prima histórica de volta à vida. Gross.MAX e Sutherland Hussey foram recentemente selecionadas como vencedoras de uma competição internacional para criar um grande jardim público, com edifícios associados, e ao mesmo tempo preservar o prédio original do terminal.

Com 400 hectares o parque, quando estiver concluído, será um dos maiores jardins urbanos da Europa e está previsto para custar cerca de € 61.5m. Quando estiver pronto em 2017, o jardim ofuscará a memória de um dos ícones da história de Berlim, antes utilizado por forças da Prússia e mais tarde pelos alemães em paradas militares.

Lendas urbanas dão conta da existência de três pisos subterrâneos, que foram invadidos por um comandante russo durante uma incursão em 1945 e permanecem debaixo d’água até hoje. Ao longo dos anos este terminal com o 1,2 quilometros de comprimento sofreu várias batalhas, acolheu imenso volume de passageiro, atuou como local de paradas militares e serviu de fábrica de aeronaves militares. Agora será transformado mais uma vez. E assim a história continua…

FONTE/FOTO: Brand Avenue / Goolge Earth / USAF

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Poder Aéreo

wpDiscuz