Otan admite ter atingido veículos dos rebeldes líbios
O porta-voz dos insurgentes, Farag al-Moghraby, disse na quinta-feira (16) que o ataque aéreo ocorreu em Ajdabiyah, no leste da Líbia, e seis caminhões dos rebeldes carregados com armas antiaéreas tinham sido destruídos.
“A Otan pode agora confirmar que os veículos eram parte de uma patrulha da oposição”, informou a aliança atlântica em um comunicado, depois de investigar o relato feito pelos insurgentes.
“Este incidente ocorreu numa área de conflito entre as forças da oposição e forças de [Muammar] Gaddafi”, informou a Otan.
“Uma coluna de veículos militares, incluindo tanques, foi observada numa área onde forças de Gaddafi estiveram operando recentemente. Num cenário de batalha especialmente complexo e fluido, constatou-se que esses veículos eram uma ameaça a civis. Em seguida, eles foram atingidos pela aviação da Otan.”
A Otan vem concentrando sua campanha aérea, iniciada em 31 de março, nas forças de Gaddafi, mas diz que irá atacar quaisquer unidades militares que julgar serem uma ameaça aos civis, os quais tem obrigação de proteger, segundo uma resolução da ONU que lhe deu esse mandato.
O comunicado diz que a Otan lamenta a perda de vidas e os feridos.
No início de sua campanha aérea a Otan atingiu acidentalmente posições rebeldes em várias ocasiões. Na época, informou que a semelhança entre os equipamentos e unidades militares dos dois lados, num térreo desértico, dificultava a localização do alvo.
FONTE: Reuters