Até o final do ano Índia anunciará compras de aeronaves no valor de US$ 30 bi
O comandante da Força Aérea Indiana chefe (IAF), Air Chief Marshal PV Naik, disse à revista India Strategic (www.indiastrategic.in) que as propostas comerciais dos dois finalistas na corrida do MMRCA serão abertas este mês, e para os helicópteros e aeronaves de treinamento leve a qualquer momento entre os próximos dias e algumas semanas.
O comandante não quis fornecer números precisos, mas um cálculo aproximado mostra que IAF poderia anunciar negócios da ordem de $ 30 bilhões, ou mais, até o final deste ano.
Um acordo de 4,1 bilhões dólares por dez aeronaves de transporte C-17 Globemaster III foi assinado na última terça-feira e existe a possibilidade de aquisição de mais aeronaves. A parte, o programa MMRCA, para o qual apenas os Eurofighter e Rafale permanecem na briga, pode atingir ou exceder 15 bilhões dólares americanos se a opção para um lote adicional de 63 aeronaves for exercido além do 126 unidades em concurso. As três variantes de helicópteros e a aeronave de treinamento, juntamente com pacotes de apoio e formação, poderia custar mais US $ 5 bilhões.
Em uma entrevista do India Strategic para a edição do Paris I Air Show, o comandante disse que o IAF já finalizou a sua escolha para o helicóptero de combate, enquanto que do helicóptero utilitário também tinha sido definido pelo Exército indiano, que será o maior comprador neste caso. O IAF vai comprar o mesmo helicóptero.
Para o helicóptero pesado “o relatório final é esperado para os próximos dias”, disse ele.
Como todos os relatórios exigidos já foram ou estão em vias de serem encaminhados para o Ministério da Defesa, disse Naik, o caminho da IAF para a sua transformação em 2022 ou 2025 está em curso.
O AH 64D Apache da Boeing eo Mi- 28NE russo são os dois candidatos na corrida para helicópteros de combate, enquanto Chinook da Boeing – o único helicóptero que pode flutuar na água – e russo Mi-26 estão na briga para o papel de aeronaves pesadas. A corrida de helicóptero utilitário para o Exército indiano e da IAF tem a EADS Eurocopter e a russa Kamov na corrida.
No papel de treinamento básico, o suíço Pilatus 7, o coreano KT 1 e o Beechcraft T-6 foram pré-seleccionados pela IAF. O finalista também deve ser anunciado em breve.
A IAF já selecionou 12 helicópteros Agusta Westland para o papel VIP e 80 Mi-17-1V da Rússia. Um projeto para construir cerca de 200 caças de quinta geração também já foi assinado com a Rússia.
FONTE: India Gazette