A Raytheon informou que lançou dois MALDs (Miniature Air Launched Decoy) da rampa de um C-130 Hercules equipado com o novo MALD® Cargo Air Launched System (MCALS). Este teste marcou o primeiro lançamento de um MALD a partir de uma aeronave de carga.

Segundo o fabricante, o MALD é um veículo no estado-da-arte, modular, de lançamento aéreo e programável. Ele pesa cerca de 136 kg e tem um alcance de cerca de 500 milhas náuticas. O MALD possui também uma versão com “jammer”, o MALD-J.

O lançador MCALS em forma de gaiola pode levar até 8 MALDs num C-130. O lançador é carregado num pallet de carga padrão e instalado na aeronave. Numa altitude pré-determinada, os MALDs são rapidamente lançados, iniciando então a abertura das asas e a sequência de ignição do motor.

O MALD básico atualmente em produção, protege as tripulações e sua aeronaves imitando as assinaturas e perfis de combate de aeronaves americanas e de seus aliados. o MALD-J é a versão com “jammer”, que elimina ou reduz a necessidade do emprego de aeronaves de guerra eletrônica tripuladas.

Os decoys MALD criam esquadrilhas atacantes “virtuais”, obrigando o inimigo a atirar primeiro, desperdiçando seus mísseis BVR e mísseis antiaéreos.

Na foto abaixo, MALDs num B-52.

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz