Voo 447: duas velocidades diferentes em menos de um minuto
O órgão francês responsável pela investigação do acidente com o voo 447 divulgou nesta sexta-feira (27) um relatório preliminar que descreve o que já se sabe sobre a queda do avião, que matou 228 pessoas em 2009.
A análise das caixas-pretas recuperadas, segundo o BEA (Escritório de Investigações e Análise), mostra que os pilotos viram duas velocidades diferentes no painel de controle durante “menos de um minuto” e que uma delas mostrava uma redução brutal.
O BEA não entra em detalhes sobre o que teria provocado a inconsistência nem sobre como ela teria influenciado no acidente do voo entre Rio e Paris, que caiu sobre o Oceano Atlântico.
A divulgação deste relatório parcial, segundo o BEA, ocorre por causa do que o órgão chamou de “rotina de liberação de informações fragmentadas e muitas vezes aproximadas”, pela imprensa, dos resultados da investigação das caixas-pretas, iniciadas em 14 de maio.
A nota, segundo o BEA, descreve “de maneira factual” os acontecimentos que levaram ao acidente, mas não apresenta análises. Isso só acontecerá, segundo o BEA, no relatório de etapa, que será publicado em final de julho.
FONTE: G1, via Notimp