Autoridades indianas conhecem o caça PAK FA

8

Uma delegção composta por autoridades indianas visitou o centro de Gromov Flight Research Institute em Zhukovsky (cidade próxima de Moscou) em 23 de maio passado.

Para os visitantes foi demonstrado o novo sistema de armas russo PAK-FA e a modernização do MiG-29UPG. A delegação da Índia, liderada pelo Chefe do Estado-Maior Air da Força Aérea da Índia Pradeep Vasant Naik também foi recebida por oficiais russos que participaram do evento, incluindo Mikhail Pogosyan, presidente da United Aircraft Corporation e diretor geral da Sukhoi Design Bureau e MiG RAC, bem como representantes da Rosoboronexport e da Força Aérea russa.

Segue em andamento o programa russo-indiano para criar um caça multitarefa avançado com base em um acordo assinado entre os governos da Rússia e da Índia em 18 de outubro de 2007 em Moscou. O programa representa um grande projeto de cooperação técnico-militar entre os dois países.

A Rosoboronexport, a Hindustan Aeronautics Limited indiana e Sukhoi assinAaram um contrato para o desenvolvimento de um projecto de um caça furtivo em dezembro de 2010, quando o presidente russo, Dmitry Medvedev esteve na Índia. Isto marcou o primeiro de uma série de documentos que regulam as obrigações das partes durante as várias etapas de implementação do programa. Agora, o caça será desenvolvido com base no protótipo PAK FA, demonstrado com sucesso o comandante da Força Aérea da Índia.

O caça de quinta geração da Rússia está em desenvolvimento desde 1990. Seu peso de decolagem é de mais de 30 toneladas. No momento, dois protótipos PAK FA modelos de vôo fizeram um total de 60 vôos.

“Para a United Aircraft Corporation, a cooperação russo-indiana é vista como uma parceria estratégica de longo prazo baseada em mais de meio século de experiência em cooperação. Nós não estamos simplesmente oferecendo aos nossos colegas indianos os melhores protótipos da nossa tecnologia de aviação como um produto acabado, estamos dedicados a um trabalho conjunto entre empresas russas e indianas e da partilha de recursos de engenharia no desenvolvimento dos serviços de aviação mais modernos, com alto potencial de o mercado global. E estou confiante de que os programas conjuntos na área de combate e transporte aéreo representam o início da cooperação na implementação de programas de desenvolvimento de aeronaves civis “, disse Mikhail Pogosyan.

FONTE/FOTO: IndrusIn/Sukhoi

wpDiscuz