Após 50 anos abrigando caças Mirage, Dijon prepara-se para a despedida
No último dia 12 de maio, a Base Aérea de Dijon, na França, celebrou a cerimônia do 50º aniversário da presença de caças Mirage. Foi em 1961 que os primeiros Mirage III C pousaram na base, e novos modelos da família de caças que leva esse nome se seguiram desde então.
Essa história deverá ter um fim ainda este ano, com a mudança do esquadrão de caça 1/2 “Cigognes” para a Base Aérea de Luxeuil. Atualmente dotado de 23 caças da versão Mirage 2000-5, essa unidade de longa tradição na Força Aérea Francesa é uma das que fazem o alerta de defesa aérea do país, 24 horas por dia, 365 dias por ano.
Na foto abaixo, pode-se ver duas gerações de Mirage no pátio da base.
FONTE / FOTOS: Armée de l’air (Força Aérea Francesa)
NOTA DO EDITOR: a tradição da Base Aérea de Dijon em operar aeronaves da família Mirage também tem ligações com as tradições da FAB, especialmente do 1º Grupo de Defesa Aérea, que já operou os modelos Mirage III EBR / DBR e hoje é equipado com os Mirage 2000 C e B. Foi para essa base que foram deslocados os oito primeiros pilotos da FAB a receber instrução nos Mirage III adquiridos para equipar o 1º GDA, no início dos anos 1970, pelo que esse grupo de oficiais aviadores ficou conhecido como “Dijon Boys”.
VEJA TAMBÉM:
- ‘Dijon Boys’ participam de inauguração na Base Aérea de Anápolis
- Há três anos Dassault entregava o último Mirage
- Racionalização à francesa
- ‘Hi-lo mix’ à francesa
- Esquadrões Dauphiné e Belfort: as novas dissoluções do Armée de l’air
- Entregue o primeiro M2000 com Link 16
- Esquadrão ‘Dauphiné’ do Armée de l´air faz última campanha antes da desativação
- Certificados de aeronavegabilidade no Armée de l´air: a vez dos Mirage 2000-5
- Grandes revisões dos Mirage 2000 franceses: o fim de uma era