Mirages franceses fazem interceptação real no Báltico

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Nesta terça-feira, 17 de maio, o Ministério da Defesa da França divulgou as fotos de interceptação real de uma aeronave russa, sobre o Báltico, feita por dois caças Mirage 2000 C. A missão foi realizada no início do mês, na tarde de 2 de maio, e na semana passada o Ministério já havia informado sobre uma primeira decolagem de treinamento realizada mais cedo no mesmo dia, dentro da chamada  “Operação Báltico 2011”.

Desde  28 de abril a França é o país responsável por manter um destacamento de caças operando a partir da base de Siaulaï, na Lituânia, para a defesa aérea dos três países bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia), que entraram para a OTAN em 2004, mas que ainda não estão aptos a defenderem seus espaços aéreos no âmbito da organização.

Assim, outros países da OTAN se revezam em manter um destacamento operando na região – antes desse desdobramento francês foi a vez da Alemanha cumprir esse papel, com seus caças Phantom F-4 (saiba mais a respeito desse assunto na lista de matérias anteriores do Poder Aéreo, ao final desta). Os caças franceses deverão manter o alerta no Báltico 24 horas por dia, 7 dias por semana, até 1º de setembro deste ano.

Desta vez, foram desdobradas quatro aeronaves Mirage 2000 C, provenientes dos esquadrões de caça 2/5 “Ile de France” (Base de Orange) e do 1/12 “Cambresis” (Base de Cambrai).

 

 

A última vez em que os Mirages franceses foram desdobrados no Báltico coincidiu com o auge do inverno, trazendo condições bastante desafiadoras para a operação dos caças  (confira também nos links a seguir). Mas isso não quer dizer que as condições sejam perfeitas agora. Segundo informe anterior, a decolagem para a primeira missão de treinamento (“Tango Scramble” – T de “Tango” significando treinamento) realizada naquele 2 de maio, a partir do toque da sirene às 9h15, foi feita por instrumentos, devido à meteorologia. Após o voo reconhecimento realizado sobre Kaunas e Vilnius, e a simulação de interceptação sob o controle de Karmelava, a aterrissagem também foi feita por instrumentos.

A interceptação real da tarde de 2 de maio

A sirene tocou às 16h58 e, após somente quatro minutos (segundo o informe do Ministério da Defesa Francês), dois Mirage 2000 C decolaram. Prosseguindo na interceptação, os pilotos seguiram os critérios definidos nas regras de identificação e de classificação da OTAN, identificando a aeronave interceptada como um avião de transporte russo Ilyushin 20 Coot-A. Os caças então escoltaram o avião russo por algumas dezenas de milhas náuticas, antes de retornar à base.

  

FONTE / FOTOS: Ministério da Defesa da França e Armée de l´air (Força Aérea Francesa)

NOTA DO EDITOR: reparar na configuração dos caças Mirage 2000 C, com dois tanques externos de grande capacidade (projetados para dar melhor rendimento em voo subsônico do que supersônico) sob as asas e dois mísseis ar-ar Magic II – lembrando que essa versão do Mirage 2000 não é compatível com os mísseis Mica.

O uso desse modelo de tanque externo provavelmente está relacionado à ralativamente grande área a ser coberta a partir de uma única base, na Lituânia, justamente o país mais ao sul dos três países bálticos, de maneira que se possa escoltar um eventual intruso para fora do espaço aéreo. Assim, pode-se conseguir uma relação satisfatória entre desempenho adequado a missões de interceptação e raio de combate, assim como um tempo maior de voo, em prol da segurança, em condições meteorológicas nem sempre adequadas.

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