Em mais um documento vazado para a mídia, alcance do JSF ficou abaixo do esperado

 

O mais recente relatório anual do Congresso dos EUA sobre o jato furtivo de ataque F-35 Joint Strike Fighter mostra detalhes da elevação dos custos e sobre os atrasos da produção em série da aeronave. Até aí não há novidades. O Poder Aéreo já havia apresentado estas informações anteriormente. A grande surpresa ficou por conta do reduzido alcance da aeronave.

O documento oficial não foi liberado para o público, mas o site da Federation of American Scientists divulgou o relatório SAR (selection acquisition report).

Na sua versão CTOL (Conventional Takeoff and Landing), o relatório informa o seguinte:

Based on updated estimate of engine bleed, the existing Conventional Takeoff and Landing Variant’s Combat Radius prediction of 584 nautical miles (nm) is below the threshold of 590 nm. The current prediction is based on estimates for bleed usage, aircraft performance, and fuel capacity that are not yet fully known. Current estimates have built-in margin that may not be realized. Non-material (analysis and test) measures continue to reduce key performance parameter (KPP) uncertainty. Realistic aircraft modifications to add fuel capacity exist to recapture the KPP. These design modifications are being matured to sufficient level to allow for a program decision on incorporation if the current estimate remains below threshold as uncertainty is reduced. This estimate is based on preliminary data. The Program is still in the data analysis stage.

Ainda em relação ao alcance, entre o relatório divulgado em dezembro de 2009 e o atual , a versão STOVL (Short Takeoff and Vertical Landing) teve o seu raio de combate reduzido de 481 mn para 469 mn. Já a versão de uso naval teve o seu alcance reduzido de 651mn para 625mn e a velocidade de aproximação subiu para 144.6 nós.

O que fazer?

Para atingir os requisitos mínimos em relação ao alcance, uma das soluções em estudo seria o incremento da capacidade interna de combustível. O problema é que em uma aeronave furtiva como o F-35, incorporar “apêndices” à estrutura representaria uma queda da sua furtividade.

Para ler o relatório completo, em formato pdf, clique aqui.

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