Sai o GR3, chega o GR9
Por muitos anos um jato Hawker Siddeley Harrier GR3 permaneceu orgulhosamente guardando a entrada da base aérea da RAF de Wittering.
Mas agora os motoristas que passarem pela rodovia A1 serão presenteados pela bela visão de um novo e brilhante Harrier GR9, e os entusiastas de aviação esperam que ele permaneça simbolicamente “em serviço” pelos próximos anos.
Wittering ficou conhecida como a casa dos Harrier desde 1968, mesmo que os primeiros aviões tenham chegado somente um ano depois.
No entanto, a base deixou de ser a casa dos Harrier no final da década de 1990, quando os jatos partiram para a base aérea de Cottesmore e no ano passado foram retirados de serviço quando o governo britânico decidiu economizar alguns bilhões do orçamento da Defesa.
O Harrier possui um lugar especial no coração dos amantes da aviação devido a sua habilidade de decolar verticalmente.
Foi dito que o novo Harrier GR9, que substituiu o velho Harrier GR3, foi atingido durante um ataque por forças do Talebã quando ele estava servindo em Kandahar no Afeganistão.
Quando o avião voltou para o Reino Unido, uma análise mais detalhada mostrou que a recuperação da aeronave era economicamente inviável e ela passou a ser utilizada como “aeronave-escola” para as tripulações em solo que treinavam na base de RAF Cottesmore, até ser colocada na entrada de Wittering.
O Hawker Siddeley Harrier GR3 fazia parte da primeira geração de Harriers que foi produzida no final da década de 1960.
O Harrier GR3 possuía diversos sensores melhorados em relação ao Harrier original, mas a série GR5/GR7/GR9 foi desenvolvida nas décadas de 1980 e 1990.
Um porta-voz da RAF disse: “A exibição permanente de um Harrier GR9 no portão da base de Wittering é um tributo aos incontáveis serviços prestados por todos os Harrier ao longo dos anos.”
FONTE/FOTO: Stamford Mercury
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Poder Aéreo
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