Operação Gerônimo: para onde vão os destroços do helicóptero furtivo destruído?
Há preocupações de que os destroços do helicóptero stealth usado por soldados dos EUA, durante a Operação Gerônimo (morte do líder da Al Qaeda, Osama bin Laden) no Paquistão podem chegar a China.
Os comandos procuraram destruir o helicóptero, mas a seção traseira, entretanto, foi deixada intacta e foi levada embora pelos militares paquistaneses.
Parece que o Paquistão se recusa retornar os destroços recolhidos para os EUA e o problema pode se transformar em uma crise diplomática.
O helicóptero stealth é provavelmente um Blackhawk modificado.
As capacidades do helicóptero stealth ficaram evidentes a partir do fato de que os vizinhos de Osama não ouviram os aparelhos até que os mesmos estivessem diretamente sobre eles.
A forma e o design do helicóptero guardam algumas semelhanças com o helicóptero Comanche RAH 66.
É possível que a tecnologia tenha sido adaptada e colocada em um Blackhawk. O boom de cauda modificado teria diminuído o ruído e parece estar coberto por um material usado em caças stealth.
“Os americanos estão extremamente ansiosos para ter o destroços de volta, mas também haverá preocupações reais se a tecnologia encontrar o seu caminho para a China“, disse Peter Felstead, editor da revista Jane’s Defence Weekly.
“Esse tipo de tecnologia seria muito útil para eles neste momento.”
O Paquistão trabalha com a China no projeto do jato de combate JF17 Thunder.
FONTE: The Economic Times
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Poder Aéreo
SAIBA MAIS: