Morte de bin Laden revela helicóptero secreto
Uma equipe foi infiltrada no Paquistão pelo ar a partir da fronteira com o Afeganistão. Foram pelo menos 40 minutos dentro do espaço aéreo alheio sem serem detectados até o último minuto.
Agora surgem imagens de um desconhecido helicóptero que caiu sobre a mansão onde se encontrava Osama bin Laden. Abatido ou não, os destroços do helicóptero foram fotografados e depois rapidamente cobertos por um pano. Por que esconder destroços de um helicóptero?
A resposta para esta pergunta está em algumas fotos divulgadas. Parte da estrutura apresenta aspectos furtivos, muito semelhantes ao projeto do extinto helicóptero de ataque Commache. São formas lisas e angulares.
Alguns começaram a especular sobre uma provável versão stealth de um helicóptero de transporte. Provavelmente uma versão bastante modificada de um H-60 Blackhawk.
A fotos da cauda do helicóptero apresentam características stealth com um rotor de cinco ou seis pás.
É possível que as equipes SEAL envolvidas no ataque de domingo passado tenham usado uma versão modificada MH-60 Black Hawk. Oficialmente a Casa Branca não confirmou nem negou que tipo de helicóptero foi usado.
Inicialmente o plano era para as equipes SEAL descerem pelas técnicas de “fast rope” a partir de dois ‘Black Hawks pairados, mas de acordo com a Casa Branca e funcionários da defesa, um dos helicópteros apresentou uma falha mecânica e que fazer um pouso forçado.
Porém, existem controvérsias. Alguns especialistas acreditam que seja uma aeronave completamente nova e não uma versão modificada do MH-60.
Os especialistas agora estão especulando que o helicóptero misterioso pode ser um descendente do abandonado RAH-66 Comanche. O Comanche, em desenvolvimento desde 1984, atingiu a fase de protótipo e foi cancelado em 2004.
Acredita-se que os militares da EUA mantiveram alguns exemplares do Comanche para uso em missões de alta prioridade, como a invasão de domingo passado.
FOTOS: Reuters/AP/David Cenciotti weblog