Rafale testa com sucesso AASM contra alvo terrestre em alta velocidade

18

Na segunda-feira, 2 de maio, a Safran/Sagem informou a realização de um teste bem sucedido de disparo da arma ar-solo modular AASM, por parte da agência francesa de aquisição de material de defesa DGA. O teste, realizado em 21 de abril no campo de provas de Riscarosse , foi feito a partir de uma aeronave de combate Rafale de produção, contra um alvo terrestre movendo-se a grande velocidade.

No teste, a arma foi disparada de um ângulo extremo em relação ao eixo do alvo (90°) e a uma distância superior a 15 quilômetros, segundo o informe. O impacto deu-se a um ângulo muito baixo. O alvo foi representado por um feixe de laser gerado por um iluminador no solo (montado em uma torreta), que simulava um veículo movendo-se a 80 km/h.

O teste demonstrou a capacidade da AASM guiada a laser em conseguir uma precisão de até um metro contra um alvo ágil em movimento, seja na terra ou no mar. Esse foi o valor divulgado para a precisão atingida no teste, com o uso dos algoritmos da arma para detecção e ‘escravização’ da trajetória do laser, assim como de sua manobrabilidade.

A versão de guiagem inercial/GPS/laser da AASM é equipada com uma cabeça de busca laser semi-ativa, e utiliza algoritmos para acoplar alvos fixos ou móveis durante a fase terminal. Ela deverá aprimorar a flexibilidade operacional já oferecida pela família AASM, que inclui duas versões já qualificadas para emprego no caça multitarefa Rafale: a  inercial/GPS e a inercial/GPS/infravermelho.

Ainda segundo o informe da Safran/Sagem, a versão de guiagem a laser na fase terminal deverá iniciar a procução em maior escala no final de 2012, tendo como clientes o Armée de l’air e a Marine Nationale (força aérea e marinha francesas).

FONTE: Safran/Sagem 

FOTO DO ALTO: Armée de l´air (Força Aérea Francesa)

Colaborou: ‘Just in Case’

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz