Nota do consórcio Eurofighter sobre ‘seleção’ do MMRCA indiano

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Primeiro informe do consórcio limita-se a reproduzir notícia de jornal

Como afirmamos nas primeiras horas desta quinta-feira, 28 de abril, ao publicar a nota da Saab a respeito da ‘shortlist’ do programa indiano MMRCA, aguardávamos outros pronunciamentos de empresas envolvidas na disputa. Nesta manhã, foi publicada uma nota do consórcio Eurofighter, que reproduzimos abaixo, traduzida e adaptada para o português. No título acima, a palavra ‘seleção’ está entre aspas porque assim também aparece na nota abaixo, que na verdade reproduz notícia de jornal indiano (The Hindu):

“Eurofighter e Rafale solicitadas para estender propostas

Quinta-feira, 28 de april de 2011

The Hindu, India – Nova Déli: O Ministério da Defesa, na quarta-feira, solicitou ao consórcio europeu Eurofighter e ao francês Rafale, da Dassault, para estender suas propostas comerciais para 126 aviões de combate multimissão de porte médio, que devem expirar na quinta-feira.

Isso poderia ser interpretado como uma ‘redução na seleção’ (down selection) dos seis competidores no acordo de Rs.45,000- crore que se espera que seja finalizado neste anos fiscal.

Fontes no governo disseram ao The Hindu que o Ministério despachou a carta, baseada no relatório do Comitê de Avaliação Técnica.

As propostas comerciais, que foram resubmetidas no ano passado pelos competidores, precisam ser estendidas. Assim que sejam abertas, o comitê de negociações de custo poderia iniciar seus trabalhos.

Cláusula de offset

Os cálculos deveriam também considerar a cláusula de ‘offset’ (compensação), como determinado pela Política de Encomendas de Defesa.

Conforme os termos do acordo, os competidores precisariam mostrar que cumprem os requisitos para atingir a cláusula de 50% de offset, o que significa que metade do valor do acordo deveria ser fornecido por empresas indianas.

A Força Aérea Indiana entregou seu relatório ao Ministério no ano passado após rigorosos e extensos testes de avaliação em voo dos seis aviões de caça que competem pelo acordo.

Além de Eurofighter e Rafale, outras empresas na corrida são as americanas Lockheed Martin (F-16IN Super Viper) e Boeing (F/A-18 Super Hornet), a sueca SAAB, com o Gripen NG e a Mikoyan russa, com o MiG35.

As fontes disseram que a equipe ministerial desenvolveu uma elaborada fórmula para determinar as obrigações de offset dos competidores e, assim que a tarefa foi competada, o próximo passo seria determinado com base na avaliação técnica.”

FONTE / FOTO: Eurofighter

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