Conforme notícia já publicada no Poder Aéreo (clique aqui para acessar), a ‘short list’ do programa indiano MMRCA inclui dois caças: o Rafale, da Dassault, e o Typhoon, do consórcio Eurofighter. Até o momento (madrugada de quinta-feira, 28 de abril) os sites da Dassault e do consórcio Eurofighter ainda não publicaram nenhum pronunciamento a respeito, assim como os dos demais participantes, à exceção da Saab – Assim, por enquanto reproduzimos abaixo (traduzida e adaptada para o português) somente a nota divulgada pelo concorrente sueco do MMRCA:

“Gripen não está na ‘shortlist’ do programa indiano MMRCA 

Hoje (27 de abril) a companhia de defesa e segurança Saab AB recebeu informação do Ministério da Defesa Indiano de que o Gripen não foi selecionado para a lista reduzida do programa indiano de aeronave de combate multitarefa de médio porte (Medium Multi-Role Combat Aircraft -MMRCA).

‘Estamos oferecendo à Índia um avião de caça de próxima geração de classe mundial, a um preço muito competitivo e com um programa extenso de transferência de tecnologia. Nós recebemos esta decisão e monitoraremos de perto o processo futuro, provendo informações adicionais se forem requeridas pelo Ministério da Defesa Indiano. Estamos confiantes de que o sistema Gripen é a combinação perfeita para a Força Aérea Indiana por atender aos requerimentos mais exigentes dos mercados internacionais’, disse Håkan Buskhe, Presidente e CEO da Saab.

A Índia é um dos mais importantes mercados da Saab. Por exemplo, a Saab anunciou, recentemente, um investimento em um centro de pesquisas e desenvolvimento na Índia.

‘Estamos comprometidos com o mercado indiano e prosseguimos nos nossos planos para crescer e vemos grandes oportunidades de negócio nos setores aeroespaciais, de defesa e de segurança’, afirma Håkan Buskhe.

O Gripen está em serviço com as Forças Aéreas da Suécia, República Tcheca, Hungria, África do Sul e da Tailândia. A escola imperial de pilotos de testes do Reino Unido (UK Empire Test Pilots’ School -ETPS) opera o Gripen como sua plataforma a jato avançada para pilotos de teste de todo o mundo. ”

FONTE / ILUSTRAÇÃO: Saab AB

wpDiscuz