Exportação do T-50 Golden Eagle à Indonésia estaria próxima
Segundo comunicado do Ministério da Defesa da Coreia do Sul, a proposta da KAI (Korea Aerospace Industries) foi selecionada como preferencial na semana passada pela Indonésia, para o fornecimento de jatos supersônicos de treinamento. Isso deixa mais próxima a exportação do T-50 para o país.
A Indonésia pretende adquirir 16 aeronaves, mas serão necessárias negociações para chegar ao custo total do acordo. Estima-se que o custo seja de 400 milhões de dólares. Se tudo der certo, será a primeira exportação do Golden Eagle, com entregas previstas para 2013. O T-50 concorreu com o russo YAK-13 e o Tcheco L-159.
Segundo especialistas, o emprego do T-50, comparado a jatos de treinamento anteriores, pode reduzir os custos da instrução avançada de pilotos de caça em 20%, e a duração do treinamento em 30%. Ao mesmo tempo, as capacidades de voo dos pilotos seriam incrementadas em 40%. O desenvolvimento da aeronave sul-coreana, em conjunto com a norte-americana Lockheed Martin, consumiu 13 anos e 1,8 bilhão de dólares.
Outros alvos de exportação da aeronave, que também pode ser empregada como caça multitarefa, são Israel, Polônia e EUA. As tentativas de vender o T-50 para os Emirados Árabes Unidos e Singapura falharam.
FONTE / FOTO: Ministério da Defesa da Coreia do Sul