Com atrasos do F-35, Israel pode comprar F-15 usados
Devido aos atrasos no desenvolvimento do F-35, além da escalada de custos, Israel está considerando a compra de mais caças F-15, dos estoques da USAF (Força Aérea dos EUA).
É interessante que notícia da UPI, de exatamente um ano atrás e baseada em informações da Jane´s, indicava que o país estaria considerando a compra de um esquadrão de F-15 novos (entre 18 e 24 aeronaves) se os atrasos no F-35 prosseguissem. E se os atrasos se transformassem num problema ainda maior, a compra poderia ser adiada e aeronaves atuais, como os F-16A, poderiam ter sua vida prolongada.
Já a Forecast International informou, no último dia 15 de abril, que agora o país estaria colocando um plano de duas fases em ação: em primeiro lugar, modernizar a frota atual de 68 F-15 e de 299 F-16 (a UPI informou, no ano passado, quantidades maiores, englobando versões de caça e de ataque terrestre).
A segunda fase seria a compra de caças F-15 usados, dos estoques da USAF (Força Aérea dos EUA), em caso de mais atrasos do F-35. O objetivo é evitar um ‘gap’ entre a baixa de caças mais velhos e a entrada em operação dos Lightning II, caso estes últimos só estejam disponíveis após 2018.
FONTES: Forecast International e UPI
FOTOS: IAF (Força Aérea Israelense)